O Poder Verde: A Missão de Proteger Nossas Águas

Desenvolvida por: Valesc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecologia e Meio Ambiente

A atividade 'O Poder Verde: A Missão de Proteger Nossas Águas' é uma proposta pedagógica que busca envolver alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no estudo das relações entre as plantas e o ciclo da água, evidenciando a importância da cobertura vegetal no equilíbrio ambiental. Inicialmente, os estudantes serão incentivados a realizar uma pesquisa sobre o tema em casa. Posteriormente, em sala de aula, serão agrupados para a criação de maquetes com materiais reciclados, representando cenários diversos de cobertura vegetal e sua influência na conservação dos solos, cursos de água e qualidade do ar. Esta abordagem prática permite o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, criatividade, e consciência ambiental. Ao final da atividade, os grupos apresentarão suas maquetes e compartilharão reflexões sobre como as plantas desempenham um papel vital na manutenção do ciclo da água e preservação do meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover a compreensão sobre a fundamental relação entre as plantas e o ciclo da água, ressaltando a importância da cobertura vegetal para o equilíbrio dos ecossistemas. Pretende-se assim, desenvolver no aluno a capacidade de observação, análise crítica e conscientização sobre as ações humanas e seus impactos no meio ambiente. Outro objetivo relevante é estimular o trabalho em equipe, a criatividade e o uso consciente de recursos, por meio da construção de maquetes com materiais reciclados, enfatizando a importância da reciclagem e do desenvolvimento sustentável.

  • Compreender a importância das plantas no ciclo da água e na conservação ambiental.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pesquisa.
  • Estimular a criatividade na construção de maquetes utilizando materiais reciclados.
  • Fomentar a conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Conteúdo Programático

No âmbito dessa atividade, o programa contemplará a exploração do ciclo da água, sua dinâmica e a interação essencial com a cobertura vegetal. Será enfatizado o papel das plantas na manutenção da umidade do solo, na filtragem de água pelas raízes, na transpiração que contribui para a formação de chuvas e na prevenção da erosão. As discussões e a construção das maquetes aprofundarão o entendimento sobre a importância das florestas e áreas verdes no contexto do ciclo hidrológico e na qualidade do ambiente em que vivemos.

  • Ciclo da água: estados físicos e mudanças.
  • Influência da vegetação na manutenção do ciclo da água.
  • Importância da cobertura vegetal na conservação do solo e dos cursos de água.
  • Relação entre as plantas, qualidade do ar e equilíbrio ambiental.
  • Reciclagem e uso de materiais recicláveis na construção de maquetes.

Metodologia

A metodologia da atividade se baseia na abordagem 'Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a assumirem papel ativo em sua aprendizagem. A pesquisa inicial em casa prepara o terreno para uma participação mais efetiva e informada durante a construção das maquetes em sala de aula. Grupos serão formados para facilitar o trabalho colaborativo e o aprendizado entre pares. A construção das maquetes com materiais reciclados não só contextualiza a teoria pesquisada, mas também enseja uma reflexão sobre práticas sustentáveis e o valor da reciclagem.

  • Pesquisa sobre plantas e o ciclo da água como tarefa de casa.
  • Formação de grupos para a criação colaborativa de maquetes.
  • Uso de materiais reciclados para a construção das representações.
  • Apresentação e discussão em grupo das maquetes construídas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após uma breve revisão do tema e dos trabalhos de pesquisa realizados em casa, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a construção das maquetes. Na segunda aula, os grupos concluirão as maquetes e as apresentarão para a classe, seguido de um debate sobre as descobertas e aprendizados.

  • Aula 1: Revisão do tema, formação dos grupos e início da construção das maquetes.
  • Aula 2: Conclusão e apresentação das maquetes; Discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação e análise das maquetes construídas, considerando a criatividade, o uso adequado de materiais reciclados e a precisão dos conceitos do ciclo da água e da importância da vegetação discutidos. Também será avaliada a participação ativa dos alunos durante a construção e apresentação das maquetes, bem como a capacidade de argumentação durante as discussões em grupo. Feedback construtivo será oferecido, valorizando não apenas o resultado final, mas o processo de aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, os recursos necessários incluem materiais recicláveis variados para a construção das maquetes, como caixas de papelão, garrafas plásticas, jornais velhos e retalhos de tecido. Também será necessário providenciar cola, tesouras, tinta, pincéis e outros materiais básicos de artesanato. Acesso à internet e recursos de pesquisa serão fundamentais para a etapa de pesquisa prévia em casa e para esclarecimentos adicionais durante a construção das maquetes.

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas plásticas, jornais, tecidos, etc.)
  • Materiais de artesanato (cola, tesoura, tinta, pincel)
  • Recursos de pesquisa e acesso à internet

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