O Super Detetive do Calor

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Condução de Calor e Isolantes Térmicos

A atividade 'O Super Detetive do Calor' é uma experiência prática planejada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela tem o propósito de despertar a curiosidade científica dos estudantes frente ao fenômeno de condução de calor e isolamento térmico. Durante a aula, os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de investigar diferentes materiais, como metal, plástico e madeira, para determinar quais conduzem calor de maneira eficiente e quais atuam como isolantes térmicos. Cada grupo receberá um kit contendo objetos de diferentes materiais e termômetros. Os alunos irão realizar experimentos simples, como aquecer água e medir a temperatura dos objetos após contato com a água quente. Ao final do experimento, os estudantes deverão registrar suas observações, analisar os resultados em grupo e discutir aplicações práticas desses conceitos no cotidiano, desenvolvendo assim a habilidade de trabalhar em equipe e percebe a ciência em sua volta.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e diferenciar entre materiais condutores de calor e isolantes térmicos, através de experimentação prática. Os alunos irão aprimorar suas habilidades de observação científica e registro de dados, além de fomentar a curiosidade em explorar fenômenos do cotidiano.

  • Compreender os conceitos básicos de condução de calor e isolamento térmico.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
  • Analisar e interpretar dados experimentais.
  • Aplicar conceitos científicos a situações do dia a dia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade aborda a introdução ao fenômeno de condução térmica e isolamento térmico. Através da prática experimental, os alunos irão compreender melhor as propriedades físicas dos materiais e como elas se aplicam em situações cotidianas. Isso inclui a aquisição e interpretação de dados experimentais.

  • Conceito de condução de calor.
  • Materiais condutores e isolantes térmicos.
  • Metodologia científica para observação e registro de dados.
  • Aplicações práticas dos conceitos de calor e isolamento.

Metodologia

A metodologia adotada será pautada na aprendizagem ativa através de experimentações práticas em grupos. Ao promover a investigação e resolução de problemas, os alunos serão motivados a formular hipóteses, realizar testes e concluir suas investigações de forma colaborativa. Uma abordagem pragmática e experimental será privilegiada.

  • Aprendizagem baseada em experimentos.
  • Trabalho em grupo para promover habilidades colaborativas.
  • Discussão e compartilhamento de resultados.
  • Utilização de ferramentas de medição científica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o tema e iniciado o experimento, já na segunda aula, será realizado o fechamento dos experimentos e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início dos experimentos práticos.
  • Aula 2: Conclusão dos experimentos e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será feita através de observação contínua durante a realização dos experimentos e com base em um relatório final de grupo. Os alunos serão avaliados nos seguintes critérios: participação e envolvimento durante a atividade experimental, precisão e clareza nas anotações e registros, capacidade de análise crítica dos resultados coletados e contribuição para a discussão em grupo. Exemplo: O professor observará se os estudantes conseguem discutir quais materiais são isolantes ou condutores e justificar suas conclusões com base em dados observados durante o experimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos concretos que permitam a interação prática dos alunos com o tema abordado. Os materiais selecionados são de fácil acesso e manipulação, tornando a experiência mais rica e significativa.

  • Colheres de metal, plástico e madeira.
  • Termômetros.
  • Recipientes para aquecer água.
  • Fichas para registro de observações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo