Projeto: Eco-Invenções

Desenvolvida por: Alan D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Tecnologias Sustentáveis na Escola

A atividade 'Projeto: Eco-Invenções' tem como objetivo envolver os alunos do 5º ano em um processo criativo e colaborativo para desenvolver propostas de tecnologias sustentáveis aplicáveis ao ambiente escolar. Os grupos de alunos selecionarão produtos consumidos na escola e desenvolverão soluções para reutilização ou reciclagem, promovendo alternativas de consumo consciente. A aula será dividida em duas partes: a primeira, focada em pesquisa e brainstorming, onde os grupos terão a oportunidade de explorar ideias e discutir problemas associados ao consumo; a segunda parte será dedicada à apresentação das propostas, onde cada grupo compartilhará suas soluções inovadoras, acompanhadas de protótipos ou esboços.

Objetivos de Aprendizagem

A aula visa estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, incentivando-os a trabalhar em equipe para identificar problemas relacionados ao desperdício e propor melhorias concretas. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades em pesquisa e análise de informações, além de fortalecerem sua capacidade de comunicação ao apresentarem suas propostas. Ademais, a atividade busca fomentar a conscientização sobre questões ambientais e a importância da sustentabilidade no contexto escolar, alinhando-se a práticas educacionais voltadas à formação cidadã.

  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Incentivar a criatividade na busca de soluções sustentáveis.
  • Conscientizar sobre a importância da sustentabilidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento de soluções sustentáveis, abordando aspectos de reciclagem e reutilização no cotidiano da escola. Os alunos explorarão temas relacionados à gestão de resíduos, impactos ambientais e técnicas de prototipagem. O programa busca vincular conhecimentos teóricos à prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos científicos em situações reais, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado.

  • Conceitos de sustentabilidade e suas aplicações.
  • Técnicas de reciclagem e reutilização.
  • Impactos ambientais do consumo escolar.
  • Desenvolvimento de protótipos.

Metodologia

A metodologia empregada será baseada em aprendizado colaborativo e exploratório. Inicialmente, os alunos serão organizados em grupos para realizarem atividades de brainstorming, fomentando a troca de ideias e construção coletiva do conhecimento. A etapa seguinte envolverá pesquisa orientada, onde os estudantes buscarão informações relevantes para desenvolver suas propostas. Por fim, os alunos apresentarão suas soluções, sendo estimulados a elaborar protótipos ou maquetes como produtos finais de aprendizagem.

  • Trabalho em grupo.
  • Brainstorming.
  • Pesquisa orientada.
  • Desenvolvimento e apresentação de protótipos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será dividido em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de atividades de brainstorming e pesquisa para definir as soluções sustentáveis a serem desenvolvidas. Na sessão seguinte, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas propostas finais, demonstrando através de protótipos ou esboços como essas soluções poderiam ser implementadas na escola.

  • Aula 1: Discussão inicial, brainstorming e pesquisa das soluções sustentáveis.
  • Aula 2: Apresentação das propostas e discussão das soluções com esboço ou protótipo.

Avaliação

A avaliação será qualitativa, considerando aspectos como a criatividade das soluções apresentadas, a viabilidade das propostas, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação. Os alunos serão incentivados a refletir sobre sua participação e contribuição ao grupo, que também será levado em consideração na avaliação. Exemplos de critérios incluem a originalidade do protótipo, a sustentabilidade da solução proposta, e a clareza na apresentação. Os professores podem solicitar feedback dos próprios alunos sobre o processo, promovendo uma avaliação formativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos que possibilitem tanto a pesquisa quanto a construção de protótipos. O uso de materiais recicláveis será incentivado, assim como o acesso a recursos digitais para pesquisa. A escola deve disponibilizar materiais básicos de papelaria e garantir um espaço adequado para a criação e apresentação dos projetos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Materiais recicláveis (papel, plástico, etc.).
  • Recursos digitais (acesso à internet para pesquisa).
  • Materiais de papelaria (cartolina, tesoura, cola).
  • Sala de aula ou espaço para apresentações.

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