Super Chef da Saúde

Desenvolvida por: Kaylla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Alimentação Saudável e Necessidades Nutricionais

Nesta atividade, intitulada Super Chef da Saúde, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão convidados a se transformarem em chefs de cozinha, com a missão de criar uma refeição saudável para personagens fictícios. Cada personagem virá com um perfil detalhado que inclui idade, nível de atividade física e preferências alimentares. Utilizando fichas de alimentos com informações nutricionais, os alunos devem considerar esses fatores para propor um prato equilibrado. A atividade é projetada para conscientizar sobre a importância de uma nutrição adequada e como escolhas alimentares impactam na saúde. Ao final, haverá uma reflexão focada em como as decisões alimentares afetam o bem-estar e a importância de adaptar a dieta às necessidades individuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem dessa atividade são contribuir para o entendimento dos alunos sobre a importância de uma dieta balanceada e como ela deve ser adaptada às necessidades individuais. A atividade busca desenvolver a aptidão para identificar grupos alimentares e suas contribuições nutricionais, além de incentivar a tomada de decisões informadas sobre alimentação e o reconhecimento do impacto dessas escolhas na saúde geral. Ao elaborar cardápios saudáveis, os alunos compreenderão como distintos nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano.

  • Compreender a importância de uma dieta balanceada.
  • Identificar diferentes grupos alimentares e seus nutrientes.
  • Adaptar dietas às necessidades e preferências individuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa aula irá abranger temas fundamentais para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido na prática, incentivando uma maior compreensão sobre a importância dos hábitos alimentares para a saúde. Serão abordados os diferentes grupos alimentares e sua função no organismo, bem como as necessidades nutricionais específicas de acordo com variáveis como idade e nível de atividade física, culminando na criação de cardápios saudáveis e adaptados individualmente.

  • Grupos alimentares e suas funções.
  • Nutrientes essenciais para o organismo.
  • Necessidades nutricionais específicas.
  • Criação de cardápios saudáveis.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade se baseia em uma abordagem prática e participativa, onde os alunos atuam ativamente na construção do conhecimento. Através da utilização de perfis fictícios e fichas de alimentos, os alunos aplicarão conceitos teóricos de nutrição de forma prática. O trabalho colaborativo em grupos estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação, enquanto a atividade prática facilita a internalização do conteúdo abordado.

  • Aprendizagem por investigação.
  • Trabalho em grupo.
  • Utilização de fichas e perfis fictícios.
  • Discussão e reflexão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será cuidadosamente distribuído em quatro aulas de 50 minutos, totalizando quatro horas de carga horária. Cada aula terá objetivos específicos que guiarão o avanço dos alunos no domínio dos conceitos relacionados à alimentação saudável e necessidades nutricionais. A sequência permitirá uma evolução gradual do conhecimento, culminando na criação dos cardápios e na reflexão crítica.

  • Aula 1: Introdução aos grupos alimentares e nutrientes.
  • Aula 2: Discussão sobre necessidades nutricionais individuais.
  • Aula 3: Criação prática dos cardápios em grupos.
  • Aula 4: Apresentação dos cardápios e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua, observando-se a participação e envolvimento durante as atividades práticas e discussões em grupo. Os critérios incluirão a capacidade de identificar grupos alimentares e suas funções, bem como a aplicação do conhecimento para criar cardápios adequados às necessidades dos personagens fictícios. Exemplos de avaliação podem incluir a participação ativa em discussões, a justificativa das escolhas alimentares feitas, e a coerência dos cardápios criados com as necessidades nutricionais apresentadas nos perfis. Para finalização, serão avaliadas as reflexões e argumentos sobre como essas decisões impactam na saúde.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados durante a atividade são fundamentais para simular experiências reais e facilitar a aprendizagem ativa dos alunos. As fichas de alimentos com informações nutricionais desempenham um papel central, permitindo que os alunos investiguem e analisem dados reais. Cada elemento de recurso tem a intenção de promover uma maior conexão com o conteúdo e estimular um aprendizado significativo.

  • Fichas de alimentos com informações nutricionais.
  • Perfis fictícios de personagens.
  • Cartazes ou quadros para organização das ideias.
  • Materiais para registro das escolhas alimentares.

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