Viagem pelo Corpo Humano

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistemas do corpo humano

A 'Viagem pelo Corpo Humano' é uma atividade pedagógica prática e interativa que visa estimular o interesse e a curiosidade dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o funcionamento do corpo humano, com foco nos sistemas digestório e respiratório. Nessa atividade, os estudantes serão divididos em grupos e terão a missão de pesquisar, discutir e criar representações usando materiais recicláveis para simular as diferentes partes desses sistemas. Cada grupo será responsável por uma parte específica, e, juntos, construirão um modelo que ilustre o processo de nutrição. Eles utilizarão sua criatividade e habilidades manuais para desenvolver representações que demonstrem as funções vitais realizadas por esses sistemas. A culminância se dará através de uma exposição interativa onde cada grupo compartilhará suas descobertas e criações, explicando a importância de sua parte no processo de nutrição e o funcionamento integrado dos sistemas para a saúde e bem-estar do organismo humano. Esta atividade fomenta a aprendizagem baseada em projetos, a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da 'Viagem pelo Corpo Humano' estão voltados para a compreensão aprofundada sobre como os sistemas digestório e respiratório contribuem para o processo de nutrição do nosso corpo. Os alunos aprenderão sobre a importância destes sistemas, explorando de forma prática e visual suas funções e como trabalham de maneira integrada com outros sistemas, como o circulatório. Aborda-se também a importância da nutrição saudável e os impactos de hábitos nutricionais na saúde, objetivando desenvolver nos alunos a capacidade de fazer escolhas mais conscientes. A atividade reforça habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, síntese de informações e apresentação oral, essenciais para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes.

  • Compreender o funcionamento e a estrutura dos sistemas digestório e respiratório.
  • Analisar a interdependência entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório no processo de nutrição.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas.
  • Promover a consciência sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis.

Conteúdo Programático

Neste projeto, os alunos explorarão os sistemas digestório e respiratório sob várias perspectivas. Abordará a anatomia de cada sistema, destacando órgãos principais e suas funções. Serão estudadas as etapas da digestão e da respiração, enfatizando como os nutrientes e o oxigênio são absorvidos e utilizados pelo organismo. A relação entre os sistemas e a importância da nutrição adequada para a manutenção da saúde serão temas transversais. O conteúdo será explorado de maneira lúdica e prática, visando uma aprendizagem significativa que envolva os alunos ativamente no processo educativo.

  • Anatomia e funções do sistema digestório
  • Anatomia e funções do sistema respiratório
  • Processos de digestão e respiração
  • Interdependência dos sistemas digestório, respiratório e circulatório
  • Importância da nutrição e impacto dos hábitos alimentares

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia em práticas de aprendizagem ativa, como atividade 'Mão-na-massa', Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos participarão ativamente de todas as etapas, desde a pesquisa até a construção dos modelos com materiais recicláveis, promovendo uma imersão completa no tema. As discussões em grupo e as apresentações estimularão a comunicação e o pensamento crítico, enquanto a criação dos modelos facilitará a compreensão concreta dos conceitos estudados. Este enfoque visa não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e criação dos modelos
  • Uso de materiais recicláveis para a construção dos modelos dos sistemas
  • Apresentações orais dos grupos explicando os modelos e a função de cada sistema
  • Debate guiado pelo professor sobre a interação entre os sistemas e a importância da nutrição

Aulas e Sequências Didáticas

A 'Viagem pelo Corpo Humano' será desenvolvida ao longo de 3.75 aulas de 80 minutos, totalizando uma carga horária de 5 horas. Esta distribuição visa uma imersão profunda nos temas propostos, permitindo tempo suficiente para pesquisa, construção dos modelos e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos. Início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da construção dos modelos.
  • Aula 3: Finalização dos modelos e preparação das apresentações.
  • Culminância: Apresentação dos modelos e debate sobre nutrição e saúde.

Avaliação

A avaliação da 'Viagem pelo Corpo Humano' será baseada em critérios como participação individual e em grupo, qualidade do trabalho de pesquisa, criatividade e precisão na construção dos modelos, e a habilidade de comunicação durante as apresentações. Será dada especial atenção à compreensão dos conceitos chave e à capacidade de fazer conexões entre as diferentes partes do tema. O debate final servirá como momento de reflexão e avaliação da capacidade de argumentação e entendimento global do processo de nutrição e sua importância. Serão considerados tanto os aspectos cognitivos quanto os procedimentais e atitudinais dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Viagem pelo Corpo Humano', serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis diversos (papelão, garrafas plásticas, jornais, tecidos, etc.), tesouras, colas, tintas e marcadores. Também serão utilizadas lousa ou projetor para apresentações iniciais e compartilhamento de informações durante as aulas. Este conjunto de recursos visa apoiar o processo de aprendizagem ativo e criativo, permitindo que os alunos explorem e representem os sistemas digestório e respiratório de maneira lúdica e educativa.

  • Materiais recicláveis para a construção dos modelos
  • Materiais para artesanato (tesoura, cola, tintas, marcadores)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Lousa ou projetor para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo