Nesta atividade, denominada 'A Grande Curvatura', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a esfericidade da Terra por meio de um experimento prático e discussões estimulantes. Utilizando uma bola como modelo da Terra, uma fonte de luz para representar o Sol e uma câmera para registrar observações, os alunos irão investigar como a sombra da bola muda quando ela se move em relação à fonte de luz. Esta simulação da rotação da Terra permite observar a alteração das sombras projetadas, similar às variações observadas entre dia e noite. Além do aspecto prático, haverá espaço para discussão sobre como a curvatura do horizonte é visível do mar ou de um avião e a variabilidade da visibilidade estelar de diferentes pontos da Terra. Estas observações do dia a dia contribuem para o reconhecimento da Terra como um corpo esférico no espaço, incentivando o pensamento crítico dos alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para proporcionar aos alunos um entendimento abrangente sobre a esfericidade da Terra e estimular o seu pensamento crítico. Através do experimento prático e discussões em sala de aula, os alunos irão desenvolver habilidades de observação e análise, permitindo-lhes correlacionar teoria com a prática e observações do dia a dia. Essa abordagem busca não apenas transmitir conhecimento mas também encorajar os alunos a questionarem e refletirem sobre o mundo ao seu redor, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
O conteúdo programático abrange a estrutura da Terra, desde sua camada interna até a atmosfera, os tipos de rochas e a formação de fósseis, e argúi sobre a esfericidade do planeta. Esta abordagem interdisciplinar integra conhecimentos geológicos com a observação empírica da curvatura da Terra e os fenômenos astronômicos relacionados à localização geográfica, promovendo uma compreensão holística do planeta Terra.
Esta atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Inicia-se com um experimento prático para simular a rotação da Terra e a observação das sombras projetadas. Segue-se um momento de discussão guiada para conectar as observações feitas com conceitos científicos e observações do cotidiano. Esta abordagem facilita a aprendizagem por descoberta, incentivando os alunos a explorarem, questionarem e construírem conhecimento de forma colaborativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será conduzido o experimento prático e iniciada a discussão sobre as observações. A segunda aula será dedicada à continuação das discussões, análise de evidências do dia a dia e síntese dos aprendizados.
A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos em todas as fases da atividade, desde a participação no experimento prático até as contribuições nas discussões. Serão considerados critérios como o entendimento demonstrado sobre a esfericidade da Terra, a habilidade de relacionar observações do experimento e do cotidiano com conceitos científicos, e a capacidade de trabalhar em equipe. A avaliação formativa permitirá que os alunos recebam feedback contínuo, incentivando a melhoria e o aprofundamento de seu conhecimento.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma bola para simular a Terra, uma fonte de luz representando o Sol, uma câmera ou dispositivo móvel com câmera para registrar as observações, materiais para anotação e acesso a fotografias ou vídeos que mostrem a curvatura do horizonte e diferentes constelações vistas de diversos pontos da Terra. Esses materiais auxiliarão a contextualização das discussões e a concretização dos conceitos abordados.
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