A Magia da Química!

Desenvolvida por: Cássia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Transformações Químicas

Esta atividade prática intitulada 'A Magia da Química!' é projetada para introduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao fascinante mundo das transformações químicas. Utilizando materiais simples e comuns encontrados em uma cozinha, como vinagre e bicarbonato de sódio, além de ingredientes para criar massinha de modelar caseira, os estudantes terão a oportunidade de executar experimentos que ilustram como substâncias diferentes reagem quando combinadas. Guiados por instruções passo a passo, em grupos, eles misturarão os ingredientes e observarão as reações químicas resultantes. A culminância da atividade será uma Roda de Debate, onde os alunos compartilharão suas observações e discutirão as evidências das transformações químicas presenciadas, fomentando uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos por meio da prática colaborativa e do diálogo. Esta experiência não apenas alimentará a curiosidade dos alunos pela química, mas também desenvolverá habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos aprenderão a identificar e compreender as evidências de transformações químicas, classificando misturas como homogêneas ou heterogêneas e reconhecendo os produtos resultantes como diferentes dos materiais originais. Adicionalmente, eles desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, observação detalhada e comunicação eficaz enquanto participam ativamente nos experimentos e na subsequente Roda de Debate. Este plano também visa estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica nas mentes jovens.

  • Identificar e entender transformações químicas
  • Classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas
  • Reconhecer a formação de novos produtos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de transformações químicas, focando na observação e análise das reações resultantes da mistura de diferentes substâncias. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como às evidências que indicam a ocorrência de uma transformação química.

  • Transformações químicas
  • Misturas homogêneas e heterogêneas
  • Evidências de reações químicas

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa e na colaboração, utilizando a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos realizarão experimentos em grupos, promovendo a interação e o diálogo. A análise e discussão dos resultados ocorrerão em uma Roda de Debate, incentivando a expressão de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

  • Experimentos práticos em grupo
  • Roda de Debate para compartilhamento de ideias
  • Análise coletiva das observações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de aproximadamente 1 hora, subdividida em fase de experimentação prática (40 minutos) e Roda de Debate (20 minutos).

  • Aula 1: Experimentos práticos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os experimentos e na Roda de Debate, observando sua capacidade de trabalhar em grupo, fazer observações detalhadas e expressar suas ideias claramente. Os alunos também serão avaliados pela sua habilidade de identificar e explicar as evidências de transformações químicas observadas nos experimentos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais comumente encontrados em uma cozinha, como vinagre, bicarbonato de sódio, farinha, óleo e água para os experimentos. Além disso, será necessário um espaço adequado para a realização dos experimentos e para a condução da Roda de Debate.

  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Ingredientes para massinha caseira (farinha, óleo, água)
  • Recipientes para os experimentos
  • Espaço adequado para os experimentos e a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo