Aventura no Mundo das Células

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Células Animais e Vegetais

Nesta aula, intitulada 'Aventura no Mundo das Células', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e compreender a célula como a unidade estrutural e funcional dos seres vivos por meio de uma atividade prática e colaborativa. Utilizando materiais recicláveis, os estudantes serão organizados em grupos para construir modelos tridimensionais de células animais ou vegetais. Cada grupo terá a liberdade de escolher o tipo de célula que deseja representar e deverá incluir organelas-chave, como o núcleo, mitocôndrias, cloroplastos (no caso das células vegetais), membrana plasmática e parede celular, destacando suas funções. Após a construção, cada grupo apresentará seu modelo para a classe, explicando o papel de cada organela. Esta abordagem prática visa reforçar a compreensão dos alunos sobre a organização celular e suas funções, além de incentivar o trabalho em equipe e o pensamento crítico e criativo. A atividade permite que os alunos relacionem a teoria à prática, promovendo uma aprendizagem mais significativa e consolidando o conhecimento científico através da visualização e demontração das estruturas celulares e suas funções.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em proporcionar aos alunos uma compreensão profunda acerca das células, suas estruturas e funções vitais. Com esta atividade prática, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise e observação crítica ao comparar os diferentes tipos de células, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente para resolver problemas. Além disso, promove a aplicação prática de conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, levando os alunos a fazerem conexões entre a biologia estrutural das células e suas funcionalidades.

  • Identificar e descrever as principais organelas de células animais e vegetais.
  • Compreender a função e a importância de cada organela na célula.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e apresentação oral.
  • Estimular o uso de materiais recicláveis na construção de modelos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI05: Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca a compreensão das organelas celulares e suas funções, representando um aspecto fundamental do ensino de ciências no 6º ano. Os alunos terão a oportunidade de explorar a estrutura das células animais e vegetais de forma lúdica e mão na massa, construindo modelos físicos que reforçam o aprendizado visual e tátil. Esta abordagem integrada visa satisfazer os requisitos curriculares enquanto promove um entendimento completo sobre a existência e a importância dos compartimentos celulares nos organismos.

  • Organelas celulares: núcleo, mitocôndrias, cloroplastos, membrana plasmática, parede celular.
  • Diferenças entre células animais e vegetais.
  • Função das organelas na célula.
  • Conceito de reciclagem e uso sustentável de materiais.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se na aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os alunos sejam protagonistas do processo educacional. Eles irão trabalhar em grupos para construir modelos tridimensionais de células utilizando materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a inovação. Além disso, o componente de apresentação oral fortalece a habilidade de comunicação e a confiança dos alunos em compartilhar conhecimento. Seguindo uma abordagem pedagógica centrada no aluno, esta metodologia não apenas ensina conceitos científicos, mas também habilidades transversais essenciais.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em equipe.
  • Uso de materiais recicláveis na construção de modelos.
  • Apresentações orais das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer em dois períodos de 60 minutos cada, permitindo que os alunos se aprofundem tanto no processo de construção quanto nas apresentações. Durante a primeira aula, se concentrarão na parte teórica e na construção do modelo, enquanto a segunda aula será dedicada à finalização e apresentação, proporcionando tempo suficiente para reflexão e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao tema celular e início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos e apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade seguirá uma abordagem formativa, observando o envolvimento dos alunos, a qualidade do modelo criado e a apresentação realizada. Os critérios incluem: precisão na representação das organelas e suas funções, utilização correta dos materiais recicláveis, clareza e coerência na apresentação oral. Um exemplo de avaliação pode envolver uma rúbrica que pontua a organização do trabalho em equipe, o cumprimento dos objetivos e a inovação na utilização dos materiais, incentivando os alunos a refletirem sobre o próprio aprendizado e a importância do trabalho sustentável.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos pedagógicos essenciais que promover

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo