Caça ao Tesouro Espacial

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Esfericidade da Terra

A atividade 'Caça ao Tesouro Espacial' propõe uma exploração dinâmica e interativa acerca da esfericidade da Terra. Os alunos participarão de uma caça ao tesouro em que seguirão pistas relacionadas a fenômenos naturais que evidenciam a forma esférica do nosso planeta. Durante a atividade, os alunos coletarão 'tesouros', que são evidências como fotos da Terra vista do espaço e modelos de experimentos científicos históricos. A abordagem inclusiva permite adaptações visuais e de etapas para assegurar a participação ativa de estudantes com autismo e deficiência intelectual, facilitando assim um ambiente de aprendizagem colaborativo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Na atividade 'Caça ao Tesouro Espacial', os alunos desenvolverão competências específicas relacionadas à compreensão da forma esférica da Terra. O principal objetivo é envolver os alunos com a descoberta de evidências sobre a esfericidade terrestre, ampliando o entendimento sobre o posicionamento e movimentos da Terra em relação ao Sol. A interação com pistas e representações práticas proporcionará uma experiência educacional que une teoria e prática de forma concreta, estimulando a curiosidade científica.

  • Compreender a esfericidade da Terra.
  • Identificar evidências naturais da forma esférica da Terra.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI13: Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • EF06CI14: Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na relação entre o formato esférico da Terra e as evidências que sustentam esta afirmação na astronomia e ciências naturais. A atividade direcionará os alunos a explorar fenômenos como o ciclo diário da luz solar e o impacto desses movimentos sobre nossa percepção terrestre. Essa experiência prática enriquecerá o entendimento conceitual dos alunos sobre o contexto físico de nosso planeta sem deixar de lado o aspecto histórico de observação da Terra.

  • Fenômenos naturais e a esfericidade da Terra.
  • Interpretação de imagens da Terra a partir do espaço.
  • Histórico de observações que provaram a esfericidade.

Metodologia

A metodologia adotada na 'Caça ao Tesouro Espacial' é centrada no aprendizado ativo e colaborativo. Os estudantes trabalharão em equipes para decifrar pistas e analisar evidências práticas. Adaptações de acessibilidade, tais como representações visuais e simplificação de passos, garantirão que todos os alunos possam participar plenamente. Dessa forma, incentivamos a troca de ideias, o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

  • Atividade mão-na-massa com caça ao tesouro.
  • Trabalho em grupo para resolução de pistas.
  • Adaptações para inclusão de todos os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em duas aulas de 60 minutos, permitindo uma exploração aprofundada do tema proposto e garantindo que todos os alunos tenham tempo para interagir e explorar as pistas propostas. Essa divisão propicia a adaptação do conteúdo de maneira adequada ao ritmo dos estudantes, permitindo também momentos de reflexão e discussão ao final de cada aula.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da caça ao tesouro e discussão final.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro Espacial' será conduzida mediante observação contínua e análise do envolvimento dos alunos durante a execução. Critérios incluirão participação, capacidade de trabalhar em equipe, contribuição na resolução de pistas e entendimento do tema. Serão utilizados registros em anotações sobre a interação e contribuição dos alunos às discussões e atividades práticas. Exemplos de evidências a serem observadas são a capacidade do aluno de explicar uma pista e o raciocínio aplicado para justificar uma conclusão sobre a esfericidade da Terra.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Caça ao Tesouro Espacial' foram escolhidos para enriquecer a experiência educacional e oferecer suporte visual e tátil, facilitando a compreensão do conteúdo abordado. Recursos adaptados como pistas visuais e modelos representativos serão utilizados para promover a inclusão de todos os estudantes, assegurando que as diferenças de aprendizado sejam contempladas de forma eficaz.

  • Fotos da Terra vista do espaço.
  • Modelos de globos terrestres.
  • Pistas impressas e adaptadas visualmente.
  • Materiais para experimentos práticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo