Caça ao Tesouro Terrestre

Desenvolvida por: Mirian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: A Terra e suas camadas; Esfericidade da Terra

A atividade 'Caça ao Tesouro Terrestre' engaja os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma empolgante caça ao tesouro pela escola ou em um espaço aberto. Organizados em grupos, os participantes buscam pistas escondidas que descrevem características das distintas camadas da Terra ou fatos que sustentam sua forma esférica. Cada pista encontrada é parte de um grande quebra-cabeça que, ao ser solucionado, revela informações detalhadas sobre as camadas do planeta e evidências sobre sua esfericidade. Esta metodologia ativa, baseada no jogo, promove a aprendizagem colaborativa, estimula a pesquisa, a argumentação e a discussão crítica entre os estudantes, além de oferecer um aprendizado dinâmico sobre Geografia Física e Ciências da Terra.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação nos alunos. Por meio da busca de pistas e da resolução de um quebra-cabeça baseado nas camadas da Terra e na esfericidade do planeta, busca-se incentivar o interesse dos alunos pelas Ciências da Terra, proporcionando um aprendizado significativo sobre a geografia física e a estrutura do nosso planeta. A atividade também visa aprimorar a habilidade dos alunos em coletar, organizar e interpretar informações de maneira colaborativa.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação.
  • Incentivar o interesse pela Geografia Física e Ciências da Terra.
  • Aprimorar a habilidade de coletar, organizar e interpretar informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
  • EF06CI13: Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Conteúdo Programático

O programa da atividade abrange estudos sobre as camadas internas e externas da Terra, suas características específicas, bem como as evidências científicas que comprovam a esfericidade do planeta. Através de um método prático e lúdico, como a caça ao tesouro, os alunos terão a oportunidade de explorar estes temas de forma interativa, fomentando a curiosidade e o interesse pela geografia física e pela ciência de maneira geral.

  • Estrutura interna da Terra: crosta, manto e núcleo.
  • Atmosfera e suas camadas.
  • Evidências da esfericidade da Terra.
  • Processos geológicos e sua relação com as camadas da Terra.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade propõe uma dinâmica de caça ao tesouro em que os alunos, organizados em grupos, buscam pistas dispersas pela escola ou espaço aberto. Cada pista corresponde a uma característica de uma camada da Terra ou a uma evidência de sua esfericidade. A metodologia incentiva os alunos a utilizar suas habilidades de raciocínio, trabalho em equipe e pesquisa para interpretar as pistas, promovendo uma experiência de aprendizagem ativa e participativa.

  • Divisão dos alunos em grupos para a caça ao tesouro.
  • Uso de pistas relacionadas às camadas da Terra e sua esfericidade.
  • Discussão em grupo para solução das pistas.
  • Montagem de um 'mapa' com as informações coletadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente em busca das pistas, debater suas descobertas em grupo e, ao final, compartilhar o conhecimento adquirido com a classe.

  • Aula 1 da atividade: Realização da caça ao tesouro, discussão em grupo, apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação se dará pela participação ativa no jogo, pela capacidade de trabalhar em equipe, pela precisão na identificação das pistas e pela construção do 'mapa' das camadas da Terra e dos argumentos sobre a esfericidade do planeta. Observará, ainda, a capacidade de argumentação e síntese das informações coletadas pelo grupo. A pontuação pode ser atribuída por cada etapa concluída com sucesso, assim como pela apresentação final do grupo, valorizando a colaboração, o esforço coletivo e os conhecimentos adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização da atividade incluem pistas impressas ou escritas, que descrevem características das camadas da Terra ou fatos sobre sua forma esférica. Serão necessários também envelopes ou caixas para esconder as pistas, um espaço adequado (escola ou área externa) e materiais para registro das descobertas (papel, canetas). O uso de recursos digitais, como tablets ou smartphones, pode enriquecer a experiência, permitindo a pesquisa de informações complementares.

  • Pistas impressas ou escritas sobre as camadas da Terra e sua esfericidade.
  • Envelopes ou caixas para esconder as pistas.
  • Espaço físico adequado para a caça.
  • Materiais para registro (papel, canetas).
  • Recursos digitais (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo