Nesta atividade, os alunos do 6º ano explorarão as camadas da Terra por meio de um projeto prático que envolve a construção de um modelo físico. Utilizando materiais recicláveis e elementos coletados, cada grupo realizará pesquisas e criará modelos de camadas, representando do núcleo até a crosta e a atmosfera. Durante as apresentações, os alunos discutirão as características e funções de cada camada, promovendo o desenvolvimento de habilidades de identificação, descrição e trabalho em equipe. Este projeto busca envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade científica e a capacidade de elaborar explicações fundamentadas em observações e pesquisas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em capacitar os alunos a identificar e descrever as diferentes camadas da Terra, compreendendo suas características e funções. Através da construção de modelos físicos e da pesquisa ativa, pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de observação, análise crítica e trabalho colaborativo. Além disso, eles poderão relacionar conhecimentos prévios sobre geologia e explicar fenômenos naturais de forma embasada.
O conteúdo programático abrange o estudo das camadas da Terra, incluindo suas principais características e funções. Através de modelos e pesquisas, os alunos aprofundarão seus conhecimentos nas áreas de geologia e formação do planeta, bem como a relação com fenômenos terrestres e atmosféricos.
A metodologia baseia-se em ensino ativo e aprendizagem prática através da construção de modelos. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisa e confecção dos modelos físicos, fomentando a cooperação e responsabilidade coletiva. A apresentação e discussão dos modelos permitirão a troca de informações e a elaboração de análises interpretativas.
O cronograma foi estruturado para permitir que, em 15 aulas de 80 minutos, os alunos possam cumprir todas as etapas do projeto, desde a introdução e pesquisa até a construção, finalizando com apresentações e reflexões sobre o processo e aprendizagem.
Os alunos serão avaliados com base em vários critérios: participação e engajamento no trabalho em grupo, qualidade e precisão científica dos modelos construídos, clareza e organização das apresentações e capacidade de argumentação e resposta durante as discussões. Exemplos de critérios incluem o uso correto de terminologias, a criatividade na seleção de materiais adequados e a capacidade de relacionar o modelo com conceitos teóricos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais recicláveis que facilitarão a construção dos modelos, além de ferramentas de pesquisa, como livros didáticos e acesso à internet. É importante que os alunos tenham suporte suficiente para realizar suas atividades práticas e de pesquisa.
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