Detetives da Separação: Desvendando Métodos de Separação de Misturas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Métodos de Separação de Misturas

Este plano de aula é projetado para facilitar a aprendizagem ativa e prática dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre os métodos de separação de misturas. Utilizando a abordagem da sala de aula invertida, os estudantes serão encorajados a explorar inicialmente, em casa, materiais selecionados, incluindo vídeos e leituras interativas que apresentam diferentes técnicas de separação, como filtragem, decantação, evaporação, entre outros. Posteriormente, em sala de aula, eles serão desafiados a aplicar esses conceitos teóricos por meio de experimentos práticos em grupos, onde cada conjunto de alunos se concentrará em uma técnica específica. Ao final, os grupos compartilharão seus resultados e conclusões, promovendo um ambiente dinâmico de aprendizado colaborativo e troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar uma robusta compreensão dos diferentes métodos utilizados para separar misturas, enfatizando as propriedades físicas que permitem tais separações. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os tipos de misturas, escolher o método de separação mais adequado para cada situação, realizar experimentos de forma segura e eficaz, trabalhar colaborativamente em equipes, e comunicar suas descobertas de forma clara e concisa.

  • Identificar os diferentes tipos de misturas e seus componentes.
  • Selecionar o método de separação mais adequado com base nas propriedades dos componentes da mistura.
  • Realizar experimentos aplicando técnicas de separação de misturas.
  • Trabalhar em equipe para explorar diferentes métodos de separação.
  • Comunicar os resultados dos experimentos e compartilhar aprendizados com a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
  • EF06CI03: Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá a introdução aos tipos de misturas (homogêneas e heterogêneas) e os diversos métodos de separação de misturas, incluindo filtragem, decantação, evaporação, entre outros. Além disso, abordaremos as propriedades físicas que permitem estas separações, como densidade, solubilidade, ponto de ebulição, entre outros.

  • Tipos de Misturas: Homogêneas e Heterogêneas
  • Métodos de Separação de Misturas: Filtragem, Decantação, Evaporação, entre outros
  • Propriedades Físicas Relacionadas à Separação de Misturas: Densidade, Solubilidade, Ponto de Ebulição

Metodologia

Utilizaremos uma combinação de metodologias ativas para promover uma aprendizagem significativa e engajada. Iniciaremos com a sala de aula invertida, onde os alunos preparar-se-ão em casa com materiais pré-selecionados. Em classe, adotaremos a atividade Mão-na-Massa, permitindo que os estudantes realizem experimentos práticos de separação de misturas. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada por meio de desafios e jogos relacionados às técnicas de separação.

  • Sala de Aula Invertida: Exploração prévia de conteúdo em casa.
  • Atividade Mão-na-Massa: Realização de experimentos práticos em grupos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Aplicação de jogos e desafios para consolidar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos compartilharão suas descobertas da exploração prévia e serão divididos em grupos para os experimentos práticos. Na segunda sessão, cada grupo apresentará seus resultados e conclusões à turma, seguido de um jogo educativo para reforço do aprendizado.

  • Aula 1: Exploração de conceitos prévios e preparação para os experimentos.
  • Aula 2: Realização dos experimentos práticos e compartilhamento dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração em grupo, execução correta dos experimentos, e na capacidade de comunicação das descobertas. Os alunos serão encorajados a refletir sobre suas experiências e o processo de aprendizagem. Uma rubrica detalhada será utilizada para avaliar tanto os aspectos individuais quanto os colaborativos do trabalho dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão materiais para os experimentos práticos, como recipientes para misturas, materiais de separação (papel filtro, funil, etc.), ingredientes para as misturas, e acesso a vídeos e leituras interativas para a preparação prévia. Todas as atividades serão planejadas para assegurar a segurança dos alunos.

  • Materiais para experimentos práticos (recipientes, papel filtro, funil, etc.)
  • Ingredientes para as misturas (água, sal, areia, óleo, etc.)
  • Acesso a vídeos e leituras interativas
  • Jogos educativos relacionados aos métodos de separação de misturas

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