A atividade 'Expedição Científica dos Sistemas do Corpo' emprega uma metodologia ativa em sala de aula, especificamente a Sala de Aula Invertida, juntamente com a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Antes de chegar à sala de aula, os alunos irão se aprofundar em conhecimentos sobre os diferentes sistemas do corpo humano - como o circulatório, respiratório e nervoso - por meio de vídeos e leituras designadas como pré-tarefa. Esse material fornecerá uma base sólida para os desafios práticos subsequentes. Em seguida, durante a aula, os alunos serão organizados em grupos e encorajados a aplicar seus conhecimentos de forma criativa, construindo modelos tridimensionais dos sistemas do corpo humano utilizando materiais recicláveis. Este exercício não apenas consolidará seu entendimento, mas também incentivará habilidades importantes como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Cada grupo será responsável por apresentar seu modelo ao resto da classe, explicando seu funcionamento e como ele interage com outros sistemas do corpo, promovendo assim uma compreensão integrada da complexidade do organismo humano.
O objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo dos diferentes sistemas do corpo humano e de como eles interagem entre si, demonstrando a complexidade da organização biológica. Além disso, almeja-se desenvolver habilidades essenciais nos alunos, como o raciocínio científico, a capacidade de trabalhar em grupo, habilidades de apresentação e o uso criativo de materiais recicláveis para representar modelos complexos. A atividade foi cuidadosamente planejada para alinhar-se com as competências gerais da BNCC e, especificamente, com habilidades relativas à compreensão da ciência e sua aplicabilidade no entendimento dos organismos vivos.
Esta atividade aborda essencialmente os sistemas do corpo humano, integrando-os ao estudo da biologia de forma prática e interativa. Através da construção de modelos, os alunos poderão visualizar e entender melhor o funcionamento e a importância de cada sistema, bem como suas interconexões, incentivando um aprendizado mais significativo e aplicável.
Utilizando uma abordagem de Sala de Aula Invertida, os alunos primeiro se engajam com o material de aprendizagem em casa, preparando-se para a atividade prática em sala. A metodologia ativa será evidenciada através da Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os estudantes colaboram na criação de modelos, e na Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a assimilação do conteúdo de maneira lúdica e interativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos formarão ideias, planejarão e iniciarão a construção de seus modelos. A segunda sessão se destinará à finalização dos modelos e às apresentações dos grupos.
A avaliação será baseada na participação individual e do grupo, na criatividade e precisão do modelo tridimensional construído, bem como na qualidade das apresentações em termos de conteúdo e habilidades de comunicação. Os alunos serão encorajados a refletir sobre seu aprendizado por meio de autoavaliação e feedback dos colegas, facilitando assim uma maior internalização do conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Os recursos principais para esta atividade incluem acesso à internet para o estudo preliminar em casa e uma variedade de materiais recicláveis para a construção dos modelos. Também serão utilizadas ferramentas básicas de criação e colagem, além de espaços adequados para a elaboração e apresentação dos modelos.
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