Expedição tátil: Reconhecendo Materiais

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Reciclagem e preservação ambiental

A atividade 'Expedição tátil: Reconhecendo Materiais' é uma metodologia prática e inclusiva desenhada para promover a educação ambiental entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com especial atenção aos alunos de baixa visão. Através de uma exploração sensorial da escola ou de uma área designada, os estudantes serão guiados por professores em uma expedição única, onde terão a oportunidade de tocar, sentir e cheirar uma variedade de materiais. Essa experiência tátil os auxiliará a identificar as diferenças entre materiais recicláveis e não recicláveis, aprendendo sobre os respectivos processos de reciclagem e a relevância dessas práticas na conservação ambiental. Além disso, este projeto pedagógico pretende fomentar uma reflexão crítica sobre o impacto ambiental do lixo produzido em suas comunidades e encorajar comportamentos mais sustentáveis através da prática da reciclagem. Esta atividade não só melhora a percepção ambiental dos estudantes, como também valoriza a inclusão, dando a todos a chance de participar ativamente na aprendizagem sobre sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem e conservação ambiental através de uma experiência tátil, permitindo especialmente aos alunos com baixa visão participar de forma significativa. Espera-se que eles consigam diferenciar materiais recicláveis de não recicláveis por meio do toque e do olfato, compreender os processos de reciclagem e perceber o impacto que o descarte correto de materiais pode ter no meio ambiente. Além disso, visa-se fomentar uma discussão crítica sobre o papel de cada indivíduo na redução do impacto ambiental, incentivando-os a adotar e promover práticas sustentáveis dentro e fora da escola.

  • Identificar, pelo toque e olfato, diferentes materiais e distinguir entre recicláveis e não recicláveis.
  • Compreender os processos e a importância da reciclagem para a preservação ambiental.
  • Reconhecer o impacto ambiental do lixo produzido na escola e na comunidade.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico sobre sustentabilidade e conservação.
  • Promover inclusão, garantindo a participação ativa de estudantes com baixa visão.

Conteúdo Programático

Esta experiência de aprendizagem tátil está ancorada em conceitos fundamentais de reciclagem, gestão de resíduos e conservação ambiental. Os estudantes vão explorar a constituição de diferentes materiais por meio de seus sentidos, discernindo sobre as características que determinam se um material é reciclável ou não. Falaremos sobre os ciclos de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, e discutiremos o impacto ambiental de não reciclar materiais adequados. Além disso, vamos abordar estratégias para reduzir o lixo através da reutilização e reciclagem, enfatizando o papel de cada um na promoção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

  • Diferenciação tátil de materiais recicláveis e não recicláveis.
  • Processos de reciclagem para diversos materiais.
  • Impactos ambientais do descarte incorreto de materiais.
  • Estratégias para redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
  • Importância da inclusão na educação ambiental.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', permitindo aos alunos explorar fisicamente os materiais. Em uma 'Roda de Debate', discutiremos as observações feitas durante a 'expedição', permitindo a troca de experiências e aprofundamento do tema. A abordagem da 'Sala de Aula Invertida' será empregada através de atividades preparatórias, onde os alunos realizarão pesquisa em casa sobre reciclagem, para que tragam questionamentos e conhecimento prévio para enriquecer as discussões em sala de aula.

  • Exploração tátil guiada de materiais na escola/comunidade.
  • Debate em grupo sobre observações e aprendizados.
  • Pesquisa de casa sobre reciclagem para discussão em sala.
  • Atividades práticas de classificação de materiais recicláveis.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão da expedição tátil e coleta de materiais. Na segunda, haverá uma discussão guiada por meio de roda de debate sobre as experiências e aprendizados, seguida de uma atividade prática de classificação dos materiais coletados.

  • Aula 1: Expedição tátil e coleta de materiais.
  • Aula 2: Roda de debate e atividade prática de classificação.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade, incluindo a exploração tátil, participação na roda de debate e correta classificação dos materiais coletados. Serão valorizados o envolvimento durante a pesquisa prévia e a demonstração de compreensão sobre os conceitos de reciclagem e sustentabilidade. A habilidade de trabalhar em equipe também será considerada, observando a capacidade de colaboração e comunicação durante a atividade prática.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, utilizaremos diversos materiais recicláveis e não recicláveis disponíveis na escola ou comunidade, como papel, plástico, vidro, metais e orgânicos. Materiais de apoio didático sobre reciclagem também serão necessários, além de luvas de toque para garantir a higiene e segurança dos alunos durante a exploração dos materiais. Acesso à internet será útil para a pesquisa prévia de casa.

  • Materiais recicláveis e não recicláveis para exploração tátil.
  • Materiais didáticos sobre reciclagem.
  • Luvas de proteção para exploração dos materiais.
  • Acesso à internet para pesquisa prévia sobre reciclagem.

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