Expedicionários do Solo

Desenvolvida por: Romári… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Exploração e Conservação do Solo

Esta atividade prática propõe transformar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em pequenos geólogos por um dia. Divididos em grupos, eles terão a missão de explorar os arredores da escola para coletar amostras de solo, observando com detalhes a sua composição. Utilizando ferramentas como lupas e microscópios, os estudantes poderão examinar a textura, a cor, a presença de organismos vivos, além de outros aspectos relevantes das amostras recolhidas. Este estudo minucioso visa não apenas o reconhecimento das características físicas dos solos, mas também estimula uma conexão mais profunda com a litosfera terrestre. Após a fase de observação, cada grupo utilizará os dados coletados para elaborar uma apresentação em slides, onde compartilharão suas descobertas, articulando-as com os conceitos fundamentais da litosfera e a importância da conservação do solo. Esta apresentação servirá como base para discussões sobre práticas sustentáveis e o papel crucial que todos desempenham na preservação do ambiente natural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica sobre a composição e a importância do solo dentro do sistema terrestre. Visamos estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica, enquanto os alunos exploram a natureza de forma ativa e engajada. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar diferentes tipos de solo, suas características e a presença de organismos, relacionando essas observações com os conceitos de litosfera, erosão, sedimentação e conservação. Ademais, o projeto estimula o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e apresentação, além de promover uma conscientização ambiental, ressaltando a necessidade de práticas sustentáveis para a conservação do solo e do meio ambiente como um todo.

  • Identificar e descrever diferentes tipos de solos e suas características
  • Relacionar as observações práticas com conceitos de litosfera e conservação do solo
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e análise científica
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar ideias de forma clara
  • Promover a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis para o meio ambiente

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Conteúdo Programático

Ao explorar o conteúdo programático, a atividade 'Expedicionários do Solo' aborda aspectos fundamentais da ciência da geologia e da ecologia, centrando-se na importância do solo como componente vital da litosfera e do ecossistema terrestre. Além de promover uma compreensão sobre os diferentes tipos de solo e suas propriedades, esta atividade engloba conceitos relativos à formação, erosão e conservação do solo, estabelecendo conexões com a sustentabilidade ambiental e as ações humanas que impactam diretamente nesse recurso natural. O conteúdo busca, portanto, desenvolver nos alunos uma percepção crítica sobre os desafios e soluções para a preservação do ambiente.

  • Tipos e propriedades dos solos
  • Litosfera e importância do solo
  • Processos de formação, erosão e conservação do solo
  • Impacto das ações humanas na conservação do solo
  • Práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente

Metodologia

Esta atividade adota a metodologia ativa, incentivando uma aprendizagem baseada na prática e na exploração direta do ambiente pelos alunos. A participação ativa dos estudantes é estimulada através da coleta e análise de amostras, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Através das observações e pesquisas conduzidas pelos grupos, a metodologia facilita a construção do conhecimento de forma colaborativa, permitindo que os alunos relacionem a teoria à prática. A preparação e apresentação dos slides finais reforçam a importância das habilidades de comunicação e síntese de informações, fundamentais para o desenvolvimento científico.

  • Exploração e coleta de amostras de solo
  • Observação das amostras com lupas e microscópios
  • Pesquisa e análise de informações coletadas
  • Preparação de apresentação em slides
  • Discussão em grupo sobre conservação do solo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e realizarão a coleta de amostras de solo. Na segunda aula, dedicar-se-ão à análise das amostras, preparação e apresentação dos slides.

  • Aula 1: Introdução ao tema e coleta de amostras de solo.
  • Aula 2: Análise das amostras, preparação e apresentação dos slides.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as etapas de coleta e análise das amostras, na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, e na apresentação dos slides desenvolvidos. Será valorizada a profundidade da análise das amostras, a clareza e a coesão das informações apresentadas, bem como a capacidade dos alunos de estabelecer conexões entre suas descobertas e os conceitos de conservação do solo. Exemplos de critérios específicos incluem: precisão na identificação das características do solo, criatividade e originalidade na apresentação, e a eficácia na comunicação das ideias propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários lupas, microscópios, kits de coleta de solo, material para registro das observações (bloco de anotações ou tablets), e acesso a computadores com software de apresentação para a elaboração dos slides. Estes recursos permitirão uma investigação aprofundada das amostras de solo e facilitarão a síntese e apresentação das descobertas pelos alunos.

  • Lupas e microscópios
  • Kits de coleta de solo
  • Material para registro das observações (bloco de anotações ou tablets)
  • Computadores com software de apresentação (para slides)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo