Exploradores do Cerrado: Conheça o Lobo-Guará

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade do Cerrado

Esta atividade pedagógica teve como objetivo introduzir aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a importância do Cerrado e a biodiversidade que este bioma abriga, focalizando no Lobo-Guará, um símbolo desta riqueza biológica. Através de pesquisa, debate e atividades lúdicas, os estudantes exploraram diversos aspectos relacionados ao habitat, alimentação, características físicas e as ameaças à conservação do Lobo-Guará. A metodologia ativa, como a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos, foi utilizada para promover o engajamento, a troca efetiva de informações, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos, propiciando um ambiente propício para a reflexão sobre as ações humanas e seus impactos na sobrevivência deste mamífero. Ao integrar esses elementos, a atividade visou não só informar e sensibilizar sobre a conservação do Lobo-Guará e do Cerrado mas também empoderar os alunos a pensarem em soluções práticas e sustentáveis para os desafios ambientais atuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluíram fornecer aos alunos conhecimento abrangente sobre o Cerrado, focando na sua importância ecológica e na biodiversidade, em especial no Lobo-Guará. Esperava-se que, ao fim da atividade, os alunos pudessem compreender o habitat natural do Lobo-Guará, sua dieta, características físicas distintas e as principais ameaças à sua conservação, estimulando a reflexão sobre o efeito das ações humanas na biodiversidade e no ambiente. Além disso, a atividade procurou promover habilidades de pesquisa, comunicação, argumentação crítica, colaboração e pensamento reflexivo, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente.

  • Compreender a importância ecológica do Cerrado
  • Identificar as características principais do Lobo-Guará
  • Analisar as ameaças à conservação do Lobo-Guará
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação
  • Promover o pensamento crítico sobre conservação ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI03: Discutir estratégias de preservação da biodiversidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi estruturado para ser abordado de maneira integrada, iniciando com uma contextualização geral do Cerrado, seguido de uma investigação focada no Lobo-Guará. Os alunos exploraram características específicas do

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo