Na atividade 'Exploradores do Planeta: Em busca dos Recursos Renováveis', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a investigar e compreender a importância dos recursos renováveis disponíveis na natureza e na comunidade local. Divididos em equipes, eles terão a tarefa de identificar, por meio de pesquisa de campo com o uso de smartphones ou câmeras, recursos como luz solar, água, vento e biomassa. Esta exploração servirá como base para a criação de um mapa visual no pátio da escola, utilizando materiais recicláveis para representar a localização desses recursos renováveis. O objetivo é desenvolver o entendimento sobre sustentabilidade e promover uma consciência ambiental, além de estimular habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e criatividade na representação dos dados coletados. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada para motivar os alunos a aprender fazendo, possibilitando uma experiência educacional mais envolvente e significativa.
O propósito desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a importância dos recursos renováveis e como eles são essenciais para a sustentabilidade do nosso planeta. Através de uma abordagem prática, os alunos desenvolverão habilidades de investigação e análise crítica, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe. A atividade também visa evidenciar o papel da tecnologia e da ciência na identificação e no aproveitamento sustentável desses recursos, conectando o conteúdo estudado em sala de aula com o mundo real.
O conteúdo programático envolverá conceitos fundamentais sobre recursos renováveis, incluindo suas características e a importância para o meio ambiente e para a sociedade. Explorar-se-á também a sustentabilidade, metodologias de pesquisa de campo, interpretação de dados e a construção de representações visuais com materiais reciclados. Este programa tem como intuito fornecer aos alunos um embasamento teórico-prático sobre ciências ambientais e sustentabilidade.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa, onde eles se tornam protagonistas do processo educativo. Por meio de atividades práticas de pesquisa de campo e ao criar mapas visuais, os alunos terão a oportunidade de explorar e aplicar os conceitos aprendidos de maneira dinâmica e significativa. Este método promove a curiosidade, a experimentação e a reflexão crítica sobre os temas abordados.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão instruídos sobre os objetivos e metodologia da atividade. Após a formação das equipes, iniciam a pesquisa de campo. Na segunda sessão, as equipes finalizarão a criação dos mapas visuais e prepararão suas apresentações.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da pesquisa de campo realizada, na originalidade e criatividade dos mapas visuais criados, e na clareza da apresentação dos resultados. Serão considerados os esforços individuais e coletivos, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e de comunicar efetivamente as descobertas. A reflexão sobre a aprendizagem e a aplicação dos conceitos de recursos renováveis e sustentabilidade também serão critérios importantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras digitais para a coleta de imagens, materiais recicláveis diversos para a criação dos mapas visuais, acesso ao pátio da escola para a montagem dos mapas, e recursos como papel, marcadores e cola para a anotação e organização das informações coletadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula