Exploradores do Planeta: Em busca dos Recursos Renováveis

Desenvolvida por: Gisele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Recursos Renováveis

Na atividade 'Exploradores do Planeta: Em busca dos Recursos Renováveis', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a investigar e compreender a importância dos recursos renováveis disponíveis na natureza e na comunidade local. Divididos em equipes, eles terão a tarefa de identificar, por meio de pesquisa de campo com o uso de smartphones ou câmeras, recursos como luz solar, água, vento e biomassa. Esta exploração servirá como base para a criação de um mapa visual no pátio da escola, utilizando materiais recicláveis para representar a localização desses recursos renováveis. O objetivo é desenvolver o entendimento sobre sustentabilidade e promover uma consciência ambiental, além de estimular habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e criatividade na representação dos dados coletados. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada para motivar os alunos a aprender fazendo, possibilitando uma experiência educacional mais envolvente e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a importância dos recursos renováveis e como eles são essenciais para a sustentabilidade do nosso planeta. Através de uma abordagem prática, os alunos desenvolverão habilidades de investigação e análise crítica, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe. A atividade também visa evidenciar o papel da tecnologia e da ciência na identificação e no aproveitamento sustentável desses recursos, conectando o conteúdo estudado em sala de aula com o mundo real.

  • Compreender a importância dos recursos renováveis para a sustentabilidade do planeta.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na representação de dados coletados.
  • Associar o conhecimento científico à identificação e aproveitamento de recursos renováveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI04: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá conceitos fundamentais sobre recursos renováveis, incluindo suas características e a importância para o meio ambiente e para a sociedade. Explorar-se-á também a sustentabilidade, metodologias de pesquisa de campo, interpretação de dados e a construção de representações visuais com materiais reciclados. Este programa tem como intuito fornecer aos alunos um embasamento teórico-prático sobre ciências ambientais e sustentabilidade.

  • Definição e tipos de recursos renováveis
  • Importância dos recursos renováveis para a sustentabilidade
  • Métodos de pesquisa de campo e coleta de dados
  • Construção de representações visuais com materiais recicláveis

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa, onde eles se tornam protagonistas do processo educativo. Por meio de atividades práticas de pesquisa de campo e ao criar mapas visuais, os alunos terão a oportunidade de explorar e aplicar os conceitos aprendidos de maneira dinâmica e significativa. Este método promove a curiosidade, a experimentação e a reflexão crítica sobre os temas abordados.

  • Pesquisa de campo utilizando smartphones ou câmeras
  • Criação de mapas visuais com materiais recicláveis
  • Discussão em grupo para troca de ideias e resultados
  • Apresentação dos mapas visuais e conclusões da equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão instruídos sobre os objetivos e metodologia da atividade. Após a formação das equipes, iniciam a pesquisa de campo. Na segunda sessão, as equipes finalizarão a criação dos mapas visuais e prepararão suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa de campo.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da criação dos mapas visuais.
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos mapas visuais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da pesquisa de campo realizada, na originalidade e criatividade dos mapas visuais criados, e na clareza da apresentação dos resultados. Serão considerados os esforços individuais e coletivos, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e de comunicar efetivamente as descobertas. A reflexão sobre a aprendizagem e a aplicação dos conceitos de recursos renováveis e sustentabilidade também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras digitais para a coleta de imagens, materiais recicláveis diversos para a criação dos mapas visuais, acesso ao pátio da escola para a montagem dos mapas, e recursos como papel, marcadores e cola para a anotação e organização das informações coletadas.

  • Smartphones ou câmeras digitais
  • Materiais recicláveis (papel, plásticos, tecidos, etc.)
  • Papel, marcadores e cola
  • Espaço no pátio da escola para exposição dos mapas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo