Explorando o Mundo das Células com Arte

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Células - Unidade Estrutural dos Seres Vivos

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano irão explorar o mundo das células através de representações artísticas criativas. Em grupos, os estudantes utilizarão materiais como massinha, papelão e tintas para criar modelos tridimensionais que representam a organização básica das células, detalhando organelas como o núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. Este exercício visa desenvolver nos alunos uma compreensão mais ampla sobre as células como unidades fundamentais dos seres vivos, assim como estimular suas habilidades artísticas e criativas. Ao final, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas obras e discutir semelhanças e diferenças entre células animais e vegetais, promovendo uma abordagem colaborativa ao aprendizado de ciências.

Objetivos de Aprendizagem

Durante esta atividade, os alunos aprimorarão suas habilidades de observação e interpretação ao explorarem a estrutura das células. Eles irão aprender a reconhecer as principais organelas e suas funções, e como estas se comportam em células animais e vegetais. Esta experiência prática proporcionará uma compreensão tangível e visual dos conceitos discutidos em sala de aula, além de incutir a habilidade de trabalho em equipe e comunicação ao apresentarem seus modelos finais.

  • Compreender a organização básica das células e suas funções.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre células animais e vegetais.
  • Desenvolver habilidades criativas e de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI05: Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • EF06CI07: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na estrutura celular, abrangendo aspectos fundamentais das organelas que integram as células animais e vegetais. A atividade visa consolidar o conhecimento teórico por meio da construção de modelos tridimensionais, associando teoria à prática em um ambiente dinâmico e envolvente para os alunos.

  • Organização e estrutura básica das células.
  • Funções das principais organelas.
  • Comparação entre células animais e vegetais.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é centrada em práticas ativas e colaborativas que incentivam a criatividade e o pensamento crítico. Através da formação de grupos, os alunos poderão compartilhar ideias e aprender uns com os outros, enquanto se engajam no processo de construção e apresentação dos modelos celulares.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo.
  • Apresentações interativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos celulares e começarão a construir seus modelos. Na segunda aula, o foco será finalizar as construções e apresentar os resultados para a turma.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do envolvimento dos alunos durante as atividades práticas e nas apresentações. Os critérios envolverão a capacidade dos alunos de colaborar em grupo, a criatividade e precisão na criação dos modelos, bem como a clareza e pertinência das apresentações. Exemplos de avaliação incluem: analisar se os modelos representam com precisão a estrutura celular e se os alunos conseguem explicar as funções das organelas corretamente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será essencial contar com materiais que incentivem a criatividade e suportem a construção dos modelos tridimensionais. Esses recursos permitirão que os alunos visualizem e concretizem os conceitos teóricos discutidos, promovendo uma experiência de aprendizado enriquecedora.

  • Massinha de modelar.
  • Papéis coloridos e papelão.
  • Tintas, pincéis e outros materiais artísticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo