Laboratório de Infusão Sensorial

Desenvolvida por: Dilis … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Misturas de substâncias

O 'Laboratório de Infusão Sensorial' é uma atividade prática voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que explora a ciência por trás das infusões. O propósito é envolver os alunos em uma experiência sensorial e científica, onde eles possam aprender sobre conceitos como misturas homogêneas e heterogêneas, e os métodos de separação de substâncias. A atividade combina etapas teóricas, com o uso de vídeos e jogos interativos online, seguidas de um experimento prático onde os alunos, em grupos, criarão suas próprias infusões utilizando ervas e água, observando as mudanças nos materiais e aplicando conceitos de decantação e filtragem. O foco é proporcionar um aprendizado significativo e interdisciplinar, que aprofunde o entendimento dos processos científicos envolvidos na culinária e no cotidiano, estimulando a curiosidade e a capacidade de investigação dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são estruturados para desenvolver a compreensão dos alunos sobre a classificação e separação de misturas. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas e escolher métodos adequados para separação com base nos tipos de materiais em um contexto prático e cotidiano

  • Identificar misturas homogêneas e heterogêneas.
  • Selecionar métodos adequados para a separação de misturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI03: Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda os princípios físicos e químicos das misturas, habilitando os alunos a manipular e compreender as infusões como exemplo de misturas do cotidiano. Através da prática, os estudantes desenvolvem habilidades específicas como a identificação de misturas e a escolha de métodos apropriados de separação, reforçando a ligação entre teoria e prática na ciência.

  • Definição e exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas.
  • Métodos de separação de misturas: decantação e filtragem.
  • Aplicação prática em infusões culinárias.

Metodologia

A metodologia da atividade está centrada em um aprendizado ativo e participativo, utilizando recursos digitais e experiências práticas para facilitar o entendimento. A introdução ao tema será feita usando vídeos e jogos interativos, preparando os alunos para a prática em laboratório, que promoverá a aplicação dos conceitos aprendidos através da experimentação controlada das infusões.

  • Uso de jogos interativos e vídeos educativos.
  • Experimentos práticos de infusão em grupo.
  • Discussão e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será distribuído de forma a permitir que todas as etapas da atividade sejam cumpridas plenamente. Na primeira aula, os alunos terão contato com materiais introdutórios, enquanto a segunda aula será dedicada inteiramente à prática e discussão. A divisão permite que os alunos processem a informação e apliquem de forma prática o conhecimento adquirido.

  • Aula 1: Introdução teórica e interatividade (40 minutos).
  • Aula 2: Prática de laboratório e discussões (20 minutos finais da primeira hora + 20 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, abrangendo tanto a participação nas discussões quanto a execução prática da atividade. Serão observados critérios como cooperação em grupo, aplicação correta das técnicas de separação, e clareza na explicação dos procedimentos realizados. Por exemplo, um aluno que consegue identificar corretamente os tipos de mistura e justificar a sua escolha de método de separação demonstrará um bom entendimento dos conceitos. A autoavaliação também será incentivada, promovendo a reflexão sobre o aprendizado e aplicação prática dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem tanto materiais físicos para o experimento quanto recursos digitais para o componente teórico da aula. O planejamento cuidadoso assegura que todos os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para uma experiência de aprendizado rica e interativa.

  • Ervas secas variadas.
  • Água e filtros de papel.
  • Acesso a computadores/tablets com internet para vídeos e jogos.

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