Mágicos da Química

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Transformações químicas

Nesta atividade, intitulada 'Mágicos da Química', os alunos do 6º ano serão introduzidos ao fascinante mundo das transformações químicas de uma maneira lúdica e interativa. Usando ingredientes simples e seguros como vinagre e bicarbonato de sódio, entre outros, eles serão desafiados a criar 'mágicas' que nada mais são do que reações químicas simples. Divididos em pequenos grupos, os estudantes terão a oportunidade de explorar empiricamente o conceito de transformações químicas, observando diretamente os resultados de suas misturas e experimentações. A culminância do projeto será uma apresentação em grupo, onde cada equipe terá a chance de demonstrar sua 'mágica química', explicando o processo científico por trás das reações observadas. O objetivo é fomentar a curiosidade científica, promover o trabalho em equipe, e facilitar a compreensão das bases da química, tudo isso em um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na compreensão das transformações químicas por meio de uma abordagem prática e interativa, aplicando conceitos fundamentais da química em experimentos seguros e acessíveis. Almejamos desenvolver não só o conhecimento técnico-científico sobre as diferentes misturas e reações químicas, mas também habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico. Ao término da atividade, espera-se que os estudantes sejam capazes de classificar misturas em homogêneas ou heterogêneas, identificar evidências de transformações químicas e selecionar métodos adequados para a separação de misturas.

  • Compreender os conceitos básicos de transformações químicas
  • Classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas
  • Identificar e explicar evidências de reações químicas
  • Selecionar métodos adequados para a separação de misturas
  • Fomentar habilidades de colaboração e comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
  • EF06CI03: Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Conteúdo Programático

Este projeto aborda conceitos fundamentais das ciências químicas focando em transformações químicas, classificação de misturas e métodos de separação. Procuramos oferecer aos alunos uma base sólida nessas áreas, preparando-os para compreender processos químicos mais complexos no futuro e reconhecer a química presente no dia a dia. O conteúdo teórico será aplicado e explorado por meio de atividades práticas em grupo, promovendo o aprendizado ativo.

  • Transformações químicas e suas evidências
  • Classificação de misturas: homogêneas e heterogêneas
  • Métodos de separação de misturas
  • Segurança em experimentos químicos

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será o alicerce desta atividade, incentivando a exploração, a curiosidade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento. Eles serão motivados a trabalhar em equipe para planejar, executar e apresentar suas experimentações, utilizando-se de um processo reflexivo e crítico ao longo de todo o projeto.

  • Divisão dos alunos em grupos para a realização dos experimentos
  • Exploração e discussão dos conceitos químicos envolvidos
  • Preparação e realização das experimentações
  • Desenvolvimento e apresentação das 'mágicas químicas'

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, organizadas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução dos conceitos teóricos e planejamento das experimentações. A segunda aula focará na realização dos experimentos e nas apresentações de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução e planejamento dos experimentos
  • Aula 2: Realização dos experimentos e apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno, na contribuição para o trabalho em equipe, no entendimento e aplicação correta dos conceitos químicos, na criatividade na elaboração das 'mágicas', e na capacidade de explicar cientificamente as reações observadas. Será dada atenção especial à habilidade de comunicação dos alunos ao apresentarem seus resultados. Objetiva-se, com esta metodologia, estimular o aprendizado significativo e avaliar o desenvolvimento de competências e habilidades de forma integral.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais de fácil acesso e seguros, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e inclusivo. É crucial que os alunos sejam supervisionados por um adulto durante todas as experimentações.

  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Corantes alimentares
  • Recipientes de vidro ou plástico transparente
  • Luvas de proteção
  • Óculos de segurança

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo