Missão: Salvar o Planeta em 2 Horas!

Desenvolvida por: Odenic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Reciclagem

A atividade prática 'Missão: Salvar o Planeta em 2 Horas!' visa conscientizar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da preservação ambiental e da gestão adequada de resíduos. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um 'kit de super-heróis da preservação', contendo luvas, sacos de lixo biodegradáveis e uma lista de missões. Eles serão desafiados a explorar o ambiente em torno da escola, identificar diferentes tipos de resíduos que possam ser reciclados e propor soluções criativas para a reciclagem e redução de lixo. A missão é não apenas limpar a área, mas também desenvolver um olhar crítico sobre o consumo e descarte de produtos. Ao término da atividade, os grupos compartilharão suas descobertas e propostas em uma roda de conversa, promovendo a troca de ideias e a reflexão sobre práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca despertar nos alunos a consciência ambiental desde cedo, promovendo o pensamento crítico sobre o papel do homem no meio ambiente. Ao envolvê-los em uma tarefa prática, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, cooperação e responsabilidade social. Além de estimular a criatividade e a capacidade de problematizar soluções para o lixo encontrado, o objetivo é incentivar atitudes de cuidado e preservação do meio ambiente, alinhando a prática educativa aos valores de sustentabilidade e cidadania.

  • Desenvolver a consciência ambiental e sustentável.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Incentivar a observação crítica e a resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra em temas de ecologia, tipos de resíduos e técnicas de reciclagem. Ao envolver os alunos em uma discussão prática sobre o descarte de lixo e a importância da reciclagem, espera-se que eles reconheçam a complexidade dos sistemas biológicos e a interdependência entre os organismos e seu ambiente. O reconhecimento dos vários tipos de resíduos associados a diferentes produtos de consumo é fundamental para a compreensão da necessidade de gestão de resíduos e responsabilidade ambiental.

  • Identificação de resíduos e materiais recicláveis.
  • Propostas de reciclagem e redução de lixo.
  • Ecossistemas e interdependência entre organismos.

Metodologia

A metodologia será baseada na prática e na resolução de problemas, permitindo que os alunos apliquem conceitos teóricos em situações reais. Ao vivenciar diretamente o impacto dos resíduos no meio ambiente, os alunos serão estimulados a discutir e refletir sobre as implicações ecológicas e sociais do lixo. Usar luvas e sacos biodegradáveis incentiva o aprendizado prático e participativo, e a utilização de uma lista de missões torna o aprendizado mais dinâmico e divertido, incentivando uma competição saudável e a colaboração entre equipes.

  • Trabalho em grupo.
  • Aprendizagem prática e participativa.
  • Discussão em roda de conversa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e sairão para explorar o ambiente, coletando resíduos e registrando suas observações. Na segunda aula, os grupos se reunirão para elaborar suas propostas de reciclagem e soluções para a redução de lixo, culminando em uma roda de conversa onde compartilham suas experiências e insights com a turma.

  • Aula 1: Exploração e coleta de resíduos.
  • Aula 2: Elaboração de propostas e roda de conversa.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do envolvimento dos alunos durante a atividade prática. Serão considerados aspectos como a participação ativa, a colaboração em grupo, a criatividade nas propostas apresentadas e a reflexão crítica durante a roda de conversa. Exemplos de critérios incluem a capacidade de identificar corretamente tipos de resíduos, a originalidade das soluções propostas para reciclagem e a habilidade de comunicação ao compartilhar ideias com a turma. Além disso, será valorizado o engajamento dos alunos em propor ações sustentáveis além do contexto da aula, demonstrando um entendimento profundo e aplicável dos conceitos abordados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais simples, mas essenciais para garantir a segurança e eficácia da tarefa. O uso de luvas e sacos biodegradáveis permitirá que os alunos realizem a coleta de resíduos de maneira segura e ecologicamente correta. A lista de missão atua como um guia para a atividade, estruturando o processo de aprendizagem e garantindo que todos os grupos estejam cientes das tarefas a serem cumpridas. A estrutura da roda de conversa servirá como um espaço para reflexão e troca de ideias, promovendo a comunicação e o aprendizado colaborativo.

  • Luvas de proteção.
  • Sacos de lixo biodegradáveis.
  • Lista de missão.
  • Local para a roda de conversa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo