O Grande Show da Química: Reações em Cena

Desenvolvida por: Mauro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Transformações Químicas

Nesta atividade entusiasmante, denominada 'O Grande Show da Química: Reações em Cena', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar o fascinante mundo das reações químicas usando materiais simples e seguros. Divididos em grupos, receberão uma 'caixa misteriosa' contendo diversos itens como limão, bicarbonato de sódio, corante alimentício, entre outros, com a missão de criar uma mistura que resulte em uma transformação química visível. Sob supervisão criteriosa do professor, essa prática visa não somente demonstrar reações químicas de maneira divertida e educativa, mas também fomentar o entendimento de como substâncias diversas interagem, originando novos produtos. Ao final do experimento, cada grupo apresentará suas descobertas, discutindo as observações e relacionando-as ao conceito de transformações químicas, consolidando assim seu aprendizado de forma significativa e aplicada.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo aflorar o interesse dos alunos pelas ciências, em especial pela química, permitindo que explorem conceitos científicos de forma prática. Os estudantes serão instigados a investigar, formular hipóteses, realizar experimentos e observar reações químicas, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Além disso, promove o trabalho em equipe, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de comunicação, essenciais para o aprendizado colaborativo. O grande objetivo é oferecer uma experiência educativa que estimule a curiosidade natural dos alunos, fazendo conexões diretas entre a teoria e a prática, fundamentais para a compreensão das transformações químicas e suas aplicações no cotidiano.

  • Explorar conceitos básicos de química através de experimentação prática.
  • Desenvolver habilidades de observação, questionamento e análise crítica.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o respeito mútuo entre os estudantes.
  • Estimular a capacidade de comunicação científica eficaz.
  • Fomentar a conexão entre teoria e prática na compreensão das transformações químicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Conteúdo Programático

A atividade será ancorada em conceitos fundamentais das transformações químicas, proporcionando aos alunos uma vivência prática quanto aos processos envolvidos em reações químicas simples. Trabalhando em grupo, os estudantes terão a oportunidade de aplicar e visualizar conceitos como reagentes, produtos e indicadores naturais de pH, entre outros. Esta abordagem prática, além de estimular a curiosidade científica, serve como ótimo recurso para o entendimento da Ciência como uma disciplina dinâmica e presente no dia a dia.

  • Conceitos básicos de transformações químicas.
  • Identificação e utilização de reagentes e produtos.
  • Uso de indicadores naturais de pH em reações químicas.
  • Observação e registro de evidências de reações químicas.
  • Discussão sobre a importância das transformações químicas no cotidiano.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que privilegia a experimentação direta pelos alunos como forma de aprendizagem. Esta abordagem pedagógica incentiva a curiosidade, a exploração e a investigação, permitindo aos estudantes a construção ativa do conhecimento. A atividade será desenvolvida em grupos, para estimular a colaboração e o compartilhamento de ideias, e cada etapa do experimento requer engajamento ativo, observação cuidadosa e análise dos resultados, possibilitando uma compreensão profunda dos conceitos químicos envolvidos.

  • Divisão da sala em pequenos grupos para promover o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de 'caixas misteriosas' com materiais para a experimentação.
  • Orientações gerais sobre segurança e procedimentos no laboratório de química.
  • Supervisão e orientação constante pelo professor durante os experimentos.
  • Apresentação dos resultados e discussão em grupo sobre as observações e conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Neste tempo, os alunos terão a oportunidade de conduzir o experimento, discutir os resultados em seus grupos e compartilhar suas descobertas com a turma. A organização e o gerenciamento do tempo serão cruciais para o sucesso da atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos, realização dos experimentos, discussão em grupo das observações e apresentação das conclusões.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, focando nas habilidades adquiridas e observadas durante a realização dos experimentos. Será dado destaque à participação ativa, ao trabalho em equipe, à capacidade de realizar observações precisas, ao desenvolvimento do pensamento crítico na interpretação dos resultados, e à habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara. Exemplos concretos de desempenho destacável incluem a precisão na descrição das reações observadas, a habilidade de identificar e explicar os conceitos químicos envolvidos, e a eficiência na colaboração dentro dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais simples e seguros, facilmente encontráveis em um laboratório de ciências escolares ou mesmo em casa. A segurança dos alunos é prioridade, e todas as orientações de segurança serão rigorosamente seguidas. Os materiais fornecerão uma experiência prática rica e diversificada, permitindo aos alunos explorar uma ampla gama de reações químicas.

  • Limão (ou outro ácido orgânico similar)
  • Bicarbonato de sódio
  • Corante alimentício
  • Vinagre
  • Água oxigenada (peróxido de hidrogênio a 3%)
  • Detergente líquido
  • Copos de plástico transparente
  • Varas para mexer
  • Luvas de segurança
  • Óculos de proteção

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo