Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental revisarão em casa materiais sobre as camadas da atmosfera e como elas influenciam o clima na Terra. Após essa revisão, assumirão o papel de repórteres do clima para criar relatórios em vídeo sobre as consequências das atividades humanas nas variações climáticas, com ênfase em fenômenos como o aquecimento global e a chuva ácida. Esses vídeos serão posteriormente exibidos e discutidos em sala de aula, em grupos, estimulando os alunos a refletirem sobre como a vida moderna afeta as diversas camadas atmosféricas e, consequentemente, o clima global. Este trabalho visa incentivar a pesquisa, a criatividade e a conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas e a importância da preservação ambiental.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre as camadas da atmosfera e o impacto das atividades humanas no clima. Ao encarnarem o papel de repórteres do clima, os estudantes desenvolverão habilidades críticas de pesquisa, análise e comunicação ao investigarem e relataram sobre os efeitos adversos do comportamento humano no meio ambiente. Este exercício visa também cultivar o pensamento científico e a responsabilidade ambiental, estimulando os alunos a se tornarem agentes de mudança na luta contra as mudanças climáticas.
A atividade está alinhada com os conteúdos programáticos do 6º ano, abordando as camadas da atmosfera, os fenômenos climáticos e o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de conduzir suas próprias pesquisas, promovendo maior engajamento e entendimento sobre assuntos críticos relacionados às mudanças climáticas, sustentabilidade e preservação ambiental.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão a maior parte da pesquisa e estudo sobre a temática em casa, preparando-se para atividades práticas e discussões em sala de aula. Esse formato incentiva o aluno a se tornar o protagonista de seu aprendizado, facilitando a absorção do conteúdo de forma ativa e participativa. A criação de relatórios em vídeo como produto final permite a aplicação prática do conhecimento adquirido, além de desenvolver habilidades de comunicação e tecnologia.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos apresentarão e discutirão os vídeos. A segunda aula será dedicada ao debate sobre as soluções para os problemas ambientais apresentados nos vídeos.
A avaliação se dará através da análise dos vídeos-reportagem elaborados pelos alunos, considerando a profundidade da pesquisa, a qualidade da argumentação e a criatividade na apresentação. Serão avaliadas também a participação e contribuição de cada aluno durante as discussões em sala, bem como a capacidade de trabalhar em equipe durante o debate sobre soluções ambientais. O uso de uma rubrica detalhada com critérios claros será essencial para garantir uma avaliação justa e objetiva.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à Internet para pesquisa, dispositivos para gravação de vídeo (podem ser câmeras de celular ou tablets), programas de edição de vídeo para ajustes básicos no material produzido e um projetor para exibir os vídeos em sala de aula. Adicionalmente, materiais de apoio para pesquisa como artigos, vídeos informativos e infográficos sobre as camadas da atmosfera e impactos ambientais deverão ser disponibilizados pelos professores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula