Sombra em Movimento

Desenvolvida por: Sirlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Movimentos da Terra e suas evidências]

[A atividade Sombra em Movimento visa explorar os movimentos da Terra através da observação prática das sombras projetadas por um gnômon. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental construirão seus próprios gnômons e observarão as variações de comprimento e direção das sombras ao longo do dia e em diferentes períodos do ano. Esta observação permitirá que explorem conceitos de rotação, translação e inclinação do eixo terrestre. Antes da prática, os alunos se preparam usando a metodologia de Sala de Aula Invertida, assistindo a vídeos e revisando materiais que abordam a esfericidade da Terra e movimenos celestes. Posteriormente, aplicarão seus conhecimentos na prática e discutirão suas descobertas em sala, promovendo assim, um entendimento mais profundo através da análise crítica e argumentação científica.]

Objetivos de Aprendizagem

[Nesta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação e investigação científica, compreendam os fenômenos associados aos movimentos da Terra, como a rotação e translação, e apliquem conceitos teóricos na prática. Eles serão incentivados a inferirem e discutirem observações empíricas, relacionando-as às evidências científicas sobre o movimento da Terra, integrando evidências práticas e teóricas.]

  • [Compreender a relação entre a Terra e o Sol através da observação de sombras

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI12: Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • EF06CI13: Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • EF06CI14: Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático explora os fundamentos dos movimentos de rotação e translação da Terra, a inclinação de seu eixo, e como estes movimentos influenciam eventos observáveis na Terra, como as estações do ano e a variação das sombras. Explora-se ainda, a metodologia científica aplicada na observação de fenômenos naturais, promovendo a compreensão dos conceitos por meio da prática e análise crítica.]

  • [Movimentos da Terra: rotação, translação e inclinação do eixo terrestre

Metodologia

[A metodologia adotada, baseada na Sala de Aula Invertida, permite que os alunos construam seu conhecimento de forma ativa e crítica. Inicialmente, os alunos terão acesso a vídeos e materiais teóricos, preparando-se para a atividade prática. A observação empírica aborda conceitos complexos de forma acessível, enquanto a discussão em sala proporciona um ambiente colaborativo, onde os alunos compartilham percepções e constroem o aprendizado de forma conjunta, aprofundando seu entendimento através do debate e reflexão.]

  • [Metodologia de Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma de 20 horas é distribuído em aulas que proporcionam uma progressão lógica de conceitos teóricos à prática científica. Cada aula aborda aspectos específicos dos movimentos terrestres, começando com a preparação teórica e culminando em análises práticas e discussões coletivas. Esta distribuição permite aos alunos uma assimilação gradual e significativa dos saberes.]

  • [Aula 1 da atividade: Introdução aos movimentos da Terra e a metodologia de Sala de Aula Invertida

Avaliação

[A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e diversificada, envolvendo a observação prática, registros gráficos das sombras e participação nas discussões. Os critérios incluem a qualidade das observações, coerência na argumentação e apresentação de conclusões. Exemplos incluem relatórios sobre as mudanças de sombra e apresentações orais sobre as descobertas. A avaliação visa não só verificar a compreensão teórica, mas também a aplicação prática, pensamento crítico e a capacidade de comunicar ideias de forma clara.]

Materiais e ferramentas:

[Para a realização da atividade, utilizam-se diversos recursos didáticos que facilitam tanto a fase de preparação quanto a de execução prática. Materiais visuais, como vídeos explicativos, serão peças-chave na execução da Aula Invertida, enquanto a confecção de um gnômon e acessórios para medição e registro das sombras proporcionarão a conexão entre teoria e prática.]

  • [Vídeos sobre os movimentos da Terra e padrão de sombras

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