Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorarão o fascinante mundo dos fósseis, fundamentais para o entendimento da evolução das espécies. Inicialmente, cada estudante realizará uma pesquisa online, individualmente, sobre diferentes tipos de fósseis. Em sala de aula, os alunos trabalharão em grupos para simular uma escavação arqueológica, utilizando 'fósseis' de isopor ou papel machê. Eles serão encarregados de identificar, catalogar e discutir suas descobertas com a turma, promovendo assim a prática de investigação científica e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração.
Os objetivos de aprendizagem são focados em capacitar os estudantes a compreenderem o processo evolutivo e a importância dos fósseis nesse contexto. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação ao interagirem com seus colegas, além de estimularem o pensamento crítico e analítico ao identificarem e interpretarem fósseis. Essa atividade também busca aproximar os alunos do método científico, permitindo a prática da investigação em uma experiência de aprendizagem ativa e prática.
O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão do conceito de fósseis, sua formação e importância para a ciência, bem como o processo de evolução das espécies ao longo do tempo geológico. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os diferentes tipos de fósseis e suas características, além da prática de técnicas de escavação e catalogação de descobertas em um contexto de trabalho em grupo.
A metodologia adotada visa proporcionar uma experiência de aprendizagem ativa e investigativa. Após pesquisas individuais, os alunos participarão de uma simulação de escavação em sala de aula, onde, em grupos, aplicarão conhecimentos adquiridos para identificar e catalogar 'fósseis'. Essa abordagem prática busca estimular o interesse dos alunos pela ciência, promovendo a colaboração e o pensamento crítico ao resolverem problemas em equipe.
O cronograma da atividade está estruturado para abranger 16 horas de prática distribuídas por 19,2 aulas de 50 minutos. Este cronograma inclui tempo para pesquisa, execução da atividade prática em sala de aula, discussões coletivas e apresentação de resultados em grupos, garantindo uma exploração aprofundada do tema e tempo suficiente para reflexões e revisões.
A avaliação dos alunos será formativa, centrada na observação do engajamento e habilidades durante a atividade prática, além do trabalho colaborativo em grupo. A análise da pesquisa individual também comporá a avaliação, avaliando a habilidade de sintetizar informações online. Adicionalmente, cada grupo será avaliado na apresentação final, considerando a clareza, coesão das ideias e entendimento dos conceitos, com foco não somente no resultado, mas na argumentação e defesa das descobertas feitas durante a simulação. Exemplos de aspectos avaliativos incluem a capacidade de trabalhar em equipe, o uso correto de terminologia científica e habilidades de comunicação.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos que otimizem a experiência de ensino e aprendizagem. Esses recursos incluem acesso à internet para pesquisa inicial, materiais para a simulação de escavação como isopor ou papel machê para criação dos 'fósseis' e materiais de apoio para organização das descobertas, como fichas de catalogação e projetores para apresentação dos resultados.
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