Esta atividade é uma exploração das eras geológicas e das formas de vida que habitaram a Terra. Os alunos do 6º ano criarão um 'zoológico virtual' onde, em duplas, pesquisarão e apresentarão informações sobre diferentes períodos, como o Pré-Cambriano, Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico. As apresentações, que podem ser em cartazes ou slides, deverão incluir aspectos sobre a fauna e flora de cada era, destacando dinossauros e mamíferos pré-históricos. Através desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, análise e apresentação oral, enquanto interagem com seus colegas para descobrir a evolução da vida ao longo das eras. Serão promovidos o aprendizado colaborativo e interdisciplinar, estimulando a curiosidade científica e a compreensão do desenvolvimento do nosso planeta.
Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar aos alunos um entendimento profundo da evolução da vida na Terra através das eras geológicas. Ao final da atividade, os estudantes deverão ser capazes de identificar as principais características de cada era, reconhecer a diversidade de formas de vida que existiram, e desenvolver habilidades em pesquisa e apresentação. A atividade busca despertar a curiosidade sobre o passado do nosso planeta, incentivando o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em grupo, habilidades essenciais para o progresso acadêmico e pessoal dos alunos.
No conteúdo programático, a atividade abrange uma exploração das eras geológicas, concentrando-se nas transformações do meio ambiente e na evolução dos organismos. Cada dupla de estudantes será responsável por investigar um período específico, prestando atenção nas adaptações e nas extinções que marcaram essas eras, o que permitirá a compreensão da história da vida no planeta e a importância das mudanças ecológicas ao longo do tempo geológico.
A metodologia da atividade orienta os alunos a trabalhar em duplas para promover o aprendizado colaborativo. A pesquisa guiada será utilizada para incentivar habilidades de busca e análise de informação, enquanto as apresentações desenvolvem a comunicação oral. Os alunos deverão interagir uns com os outros durante a apresentação dos projetos, promovendo debates que estimulem o intercâmbio de ideias e reforcem o aprendizado dos conteúdos científicos de forma interdisciplinar.
O cronograma da atividade está planejado para ser dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções da atividade e iniciarão a pesquisa sobre sua era geológica. Na segunda aula, as duplas continuarão a sua pesquisa e começarão a preparar suas apresentações, que serão finalizadas e apresentadas ao final desta aula. Este cronograma permite que os alunos tenham tempo adequado para conduzir uma pesquisa completa e criar uma apresentação clara e informativa.
A avaliação desta atividade considerará a qualidade das apresentações, a precisão das informações, a criatividade e a clareza na comunicação. Os alunos serão avaliados em um formato misto, que inclui autoavaliação e avaliação pelos colegas, além da observação do professor. A autoavaliação encorajará os alunos a refletir sobre seu próprio aprendizado e desempenho, enquanto a avaliação entre colegas promoverá uma compreensão mais profunda através do feedback colaborativo. Por exemplo, os alunos podem avaliar um ao outro com base em critérios específicos, como a profundidade da pesquisa, a coerência da apresentação e o trabalho em equipe.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que facilitem a pesquisa e a produção das apresentações, além de proporcionar um ambiente que incentive a criatividade e o envolvimento dos alunos. Tais recursos são essenciais para apoiar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento, bem como para enriquecer as discussões e conexões entre o conteúdo estudado e o mundo real.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula