A atividade Biomas e Deriva Continental: Quebra-Cabeça Evolutivo é projetada para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e consiste em um jogo interativo de quebra-cabeça que aborda o conceito do supercontinente Pangeia. Os alunos irão explorar os processos de deriva continental e como esses movimentos geológicos afetaram a evolução e a distribuição dos biomas no nosso planeta. À medida que desmontam o quebra-cabeça, associam cada seção a um bioma correspondente, discutindo as transformações ecológicas ocorridas ao longo do tempo. Essa abordagem prática e colaborativa permite que os alunos façam conexões entre as disciplinas de geografia e biologia de forma dinâmica, compreendendo a ligação fundamental entre as mudanças na crosta terrestre e a biodiversidade.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em promover a compreensão das dinâmicas terrestres e suas consequências na formação dos biomas atuais. Através da manipulação do quebra-cabeça, os alunos desenvolverão habilidades para identificar a inter-relação entre os movimentos tectônicos e a dispersão das espécies ao longo do tempo geológico, incentivando uma reflexão crítica sobre o papel das mudanças geológicas na diversidade da vida.
O conteúdo programático abrange a exploração das placas tectônicas, a formação de Pangeia e a subsequente deriva continental. Os alunos aprenderão sobre os biomas predominantes e suas características e como o movimento das massas continentais historicamente influenciou a distribuição dos biomas e da biodiversidade global. Durante a atividade, serão abordadas, de forma integrada, questões atmosféricas, geológicas e biológicas.
A metodologia adotada para essa atividade combina o aprendizado baseado em jogos com a discussão em grupo, promovendo um ambiente de cooperação e descoberta ativa. Os alunos trabalham em equipes para montar o quebra-cabeça, facilitando a interação entre pares e incentivando a troca de ideias e o pensamento crítico. O professor orienta o processo, disponibilizando informações adicionais e explica conceitos-chave conforme necessário.
O cronograma de atividades está estruturado em duas sessões de aula de 60 minutos cada. A primeira sessão foca na introdução teórica dos conceitos da deriva continental e formação dos biomas, seguida do início da montagem do quebra-cabeça. A segunda sessão é dedicada à continuação do quebra-cabeça, discussões em grupo sobre as correlações entre os fragmentos de Pangeia e os biomas, e um fechamento com apresentação dos resultados e reflexões.
A avaliação dos alunos será baseada na observação do desempenho individual e em equipe durante a atividade. Critérios como participação, colaboração, capacidade de articular conhecimentos e propor correlações serão considerados. Exemplos incluem avaliar como cada grupo justifica suas associações entre fragmentos de Pangeia e biomas através da exposição oral, e a competência dos alunos em consolidar informações apresentadas, proporcionando um feedback construtivo e contínuo.
Os materiais e recursos utilizados nesta atividade são cuidadosamente selecionados para facilitar a aprendizagem prática e a imersão no tema. Além do quebra-cabeça físico, ferramentas audiovisuais como mapas animados e vídeos sobre deriva continental são empregadas para enriquecer o conhecimento. O uso de materiais didáticos auxiliares, como guias de biomas, apoia a pesquisa e fundamenta as discussões.
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