Biomas e Deriva Continental: Quebra-Cabeça Evolutivo

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Biomas e Deriva Continental]

A atividade Biomas e Deriva Continental: Quebra-Cabeça Evolutivo é projetada para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e consiste em um jogo interativo de quebra-cabeça que aborda o conceito do supercontinente Pangeia. Os alunos irão explorar os processos de deriva continental e como esses movimentos geológicos afetaram a evolução e a distribuição dos biomas no nosso planeta. À medida que desmontam o quebra-cabeça, associam cada seção a um bioma correspondente, discutindo as transformações ecológicas ocorridas ao longo do tempo. Essa abordagem prática e colaborativa permite que os alunos façam conexões entre as disciplinas de geografia e biologia de forma dinâmica, compreendendo a ligação fundamental entre as mudanças na crosta terrestre e a biodiversidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em promover a compreensão das dinâmicas terrestres e suas consequências na formação dos biomas atuais. Através da manipulação do quebra-cabeça, os alunos desenvolverão habilidades para identificar a inter-relação entre os movimentos tectônicos e a dispersão das espécies ao longo do tempo geológico, incentivando uma reflexão crítica sobre o papel das mudanças geológicas na diversidade da vida.

  • Identificar o conceito de deriva continental e suas implicações ecológicas.
  • Reconhecer os diferentes biomas e suas características principais.
  • Relacionar as mudanças geológicas com a evolução e distribuição dos biomas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI11: Compreender as transformações ambientais naturais e as transformações decorrentes das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo.
  • EF07CI12: Identificar as principais características dos biomas mundiais, associando-as à dinâmica da Terra e do clima.
  • EF07GE07: Analisar as mudanças ocorridas nas paisagens e nos territórios em diferentes tempos, identificando o papel dos agentes físicos e humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração das placas tectônicas, a formação de Pangeia e a subsequente deriva continental. Os alunos aprenderão sobre os biomas predominantes e suas características e como o movimento das massas continentais historicamente influenciou a distribuição dos biomas e da biodiversidade global. Durante a atividade, serão abordadas, de forma integrada, questões atmosféricas, geológicas e biológicas.

  • Deriva continental e formação de Pangeia.
  • Distribuição e características dos principais biomas.
  • Impacto das mudanças tectônicas na biodiversidade.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade combina o aprendizado baseado em jogos com a discussão em grupo, promovendo um ambiente de cooperação e descoberta ativa. Os alunos trabalham em equipes para montar o quebra-cabeça, facilitando a interação entre pares e incentivando a troca de ideias e o pensamento crítico. O professor orienta o processo, disponibilizando informações adicionais e explica conceitos-chave conforme necessário.

  • Aprendizado baseado em jogos.
  • Trabalho em equipe.
  • Discussões orientadas pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está estruturado em duas sessões de aula de 60 minutos cada. A primeira sessão foca na introdução teórica dos conceitos da deriva continental e formação dos biomas, seguida do início da montagem do quebra-cabeça. A segunda sessão é dedicada à continuação do quebra-cabeça, discussões em grupo sobre as correlações entre os fragmentos de Pangeia e os biomas, e um fechamento com apresentação dos resultados e reflexões.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da montagem do quebra-cabeça.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática e discussão em grupo, seguidas de apresentação final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação do desempenho individual e em equipe durante a atividade. Critérios como participação, colaboração, capacidade de articular conhecimentos e propor correlações serão considerados. Exemplos incluem avaliar como cada grupo justifica suas associações entre fragmentos de Pangeia e biomas através da exposição oral, e a competência dos alunos em consolidar informações apresentadas, proporcionando um feedback construtivo e contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade são cuidadosamente selecionados para facilitar a aprendizagem prática e a imersão no tema. Além do quebra-cabeça físico, ferramentas audiovisuais como mapas animados e vídeos sobre deriva continental são empregadas para enriquecer o conhecimento. O uso de materiais didáticos auxiliares, como guias de biomas, apoia a pesquisa e fundamenta as discussões.

  • Quebra-cabeça temático de Pangeia.
  • Mapas e vídeos de apoio sobre deriva continental.
  • Guias de biomas para consulta.

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