Caça ao Tesouro do Ar

Desenvolvida por: Rodrigo (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Composição do Ar e Fenômenos Associados

Na atividade 'Caça ao Tesouro do Ar', os alunos do 7º ano participarão de uma experiência lúdica e investigativa sobre a composição do ar. Os estudantes serão divididos em grupos e desafiados a resolver pistas sobre diferentes gases presentes na atmosfera. Em cada estação da caça ao tesouro, os grupos encontrarão informações e materiais para realizar pequenas experiências interativas que ajudam na identificação de componentes do ar, como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e outros gases traços. Através dessas estações, também serão discutidos como fenômenos, tanto naturais quanto antrópicos, podem alterar a composição atmosférica. Essa prática pedagógica visa engajar os alunos e promover a consciência ambiental através de uma exploração prática e guiada do tema.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo promover o conhecimento sobre a composição do ar e as influências de fenômenos naturais e antrópicos sobre essa composição. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de investigação científica, interpretação de dados e pensamento crítico através das atividades práticas e discussões promovidas durante a caça ao tesouro.

  • Compreender a composição do ar e a presença dos principais gases.
  • Identificar alterações na composição do ar devido a fenômenos naturais e antrópicos.
  • Desenvolver habilidades de investigação científica e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI12: Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
  • EF07CI13: Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
  • EF07CI14: Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na análise e compreensão dos principais componentes do ar. Os alunos trabalharão para identificar gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, além de entender seus papéis e influências na Terra. Fenômenos como o efeito estufa e o impacto de ações humanas na atmosfera serão explorados, fortalecendo a compreensão ambiental dos estudantes.

  • Composição do ar: gases principais e suas funções.
  • Mecanismo natural do efeito estufa.
  • Impacto de atividades humanas na atmosfera.
  • Importância e preservação da camada de ozônio.

Metodologia

A metodologia adotada foca em aprendizagem ativa e investigativa. Através de uma caça ao tesouro com estações práticas, os alunos participarão de experiências interativas que estimulam a discussão e a análise crítica. A incorporação de trabalhos em grupo promove colaboração e desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

  • Divisão dos alunos em grupos para trabalho coletivo.
  • Caça ao tesouro com estações temáticas sobre a composição do ar.
  • Experiências práticas e interativas em cada estação.
  • Discuta fenômenos naturais e antrópicos em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas, totalizando 2 horas. A primeira aula será dedicada à introdução e formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos iniciarão a caça ao tesouro, e as experiências ocorrerão em cada estação. A terceira aula é reservada para discussões finais e conclusão das atividades.

  • Aula 1: Introdução e organização dos grupos.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro e execução das experiências.
  • Aula 3: Discussões de grupo e conclusão da atividade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de maneira contínua durante a atividade. A avaliação considerará a participação ativa nos grupos, a capacidade de resolver problemas e colaborar para encontrar soluções. Critérios específicos incluem a habilidade de identificar corretamente os gases, participar das discussões de forma construtiva e aplicar o conhecimento adquirido em propostas para melhorar a qualidade do ar. Exemplos incluem a apresentação de possíveis soluções para a redução da poluição do ar e a elaboração de resumos sobre o efeito estufa e suas implicações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade estão focados em materiais de fácil acesso para garantir a viabilidade da implementação. Será necessário material de laboratório básico para conduzir as experiências, além de recursos multimídia para enriquecer as discussões sobre os fenômenos naturais e antrópicos.

  • Materiais de laboratório: tubos de ensaio, balões, reagentes simples.
  • Folhetos de pistas para a caça ao tesouro.
  • Recursos multimídia sobre fenômenos atmosféricos.
  • Fichas para registro de observações e conclusões.

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