Esta atividade prática visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e compreender as propriedades térmicas dos materiais encontrados em seu dia-a-dia, classificando-os como bons condutores ou bons isolantes térmicos. A turma será dividida em pequenos grupos, que irão explorar os ambientes escolares ou adjacentes à escola, à procura de objetos que exemplifiquem essas propriedades. Ao final da exploração, cada grupo apresentará os objetos coletados, discutindo entre si e com toda a turma as razões que os levaram a classificar cada objeto como um bom condutor ou isolante térmico. Este exercício prático tem como objetivo favorecer a aprendizagem ativa, estimulando não apenas a aquisição de conhecimento teórico sobre condução e isolamento térmico, mas também promovendo a observação, análise crítica, trabalho em equipe e habilidades de argumentação.
O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e classificar materiais do cotidiano com base em suas propriedades térmicas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como essas propriedades influenciam o uso dos materiais em diferentes contextos. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de observar e analisar criticamente os objetos ao seu redor, aplicando conceitos teóricos à prática, estimulando a curiosidade científica e a aprendizagem autônoma.
A atividade insere-se no contexto do estudo das propriedades térmicas dos materiais, essencial para o entendimento de diversos fenômenos físicos e químicos. Ao estimular a análise crítica dos objetos cotidianos, a atividade promove a conexão entre o conhecimento teórico e a prática, crucial para a formação científica do aluno.
Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade promove a interação direta dos alunos com o objeto de estudo, através da exploração e análise de materiais do cotidiano. O trabalho em grupos pequenos favorece a discussão e a troca de ideias, enquanto a apresentação dos resultados incentiva o desenvolvimento de habilidades orais e de argumentação.
A atividade será realizada em três aulas de 50 minutos, totalizando 3 horas. A primeira aula será dedicada à introdução dos conceitos teóricos e ao planejamento da exploração. A segunda aula será a realização da exploração. A terceira aula será para as apresentações dos grupos e discussão geral.
A avaliação da atividade será realizada considerando a participação ativa na exploração, a capacidade de argumentação durante a apresentação dos resultados, e a clareza na explicação das propriedades térmicas dos materiais escolhidos. Será dada também atenção à colaboração dentro dos grupos e à qualidade da discussão gerada entre os alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais de anotação para os alunos (cadernos, lápis), dispositivos para captura de imagens (celulares ou tablets), caso permitido pela escola, e acesso aos ambientes escolares e adjacentes para a exploração.
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