Desastres Naturais e Ecossistemas: Impactos e Soluções

Desenvolvida por: Gabriel (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Catástrofes Naturais e seus impactos nos ecossistemas brasileiros

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão explorar, de forma prática e colaborativa, os efeitos devastadores dos desastres naturais sobre os ecossistemas brasileiros. Através de uma abordagem interdisciplinar, esta atividade propõe uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos das catástrofes naturais. Os alunos serão incentivados a pesquisar em casa sobre um desastre natural específico, investigando como esse evento afetou a fauna, flora e a vida das pessoas em uma região brasileira escolhida. Após a pesquisa, os alunos se reunirão em grupos para discutir seus achados e participar de uma Roda de Debate em sala de aula, onde apresentarão suas descobertas e discutirão possíveis ações mitigadoras e soluções para proteger os ecossistemas e as comunidades afetadas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver a capacidade analítica dos alunos sobre os efeitos das catástrofes naturais nos ecossistemas brasileiros. Além de expandir o conhecimento científico sobre ecossistemas, a atividade busca fomentar o pensamento crítico e colaborativo entre os alunos, permitindo-lhes avaliar e propor soluções para os problemas ambientais discutidos. O foco está em conectar os conceitos teóricos com realidades vividas pelas comunidades e ecossistemas, reforçando a importância da responsabilidade ambiental e social.

  • Compreender os diferentes tipos de catástrofes naturais e seus impactos em ecossistemas específicos.
  • Analisar casos reais de desastres naturais no Brasil e seus efeitos sobre a fauna, flora e populações locais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação efetiva.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de propor soluções viáveis para mitigar os impactos ambientais negativos.
  • Cultivar a consciência ambiental e a importância da ação coletiva na proteção dos ecossistemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • EF07CI08: Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Conteúdo Programático

A matéria aborda os principais conceitos relacionados aos ecossistemas, detalhando os fatores que os compõem e como são afetados por diferentes tipos de catástrofes naturais. Através da perspectiva dos ecossistemas brasileiros, os alunos explorarão a interconexão entre os seres vivos e seu ambiente, percebendo como eventos extremos podem alterar drasticamente estas relações.

  • Definição e tipos de ecossistemas brasileiros
  • Tipos de catástrofes naturais e seus impactos nos ecossistemas
  • Análise de casos de desastres naturais no Brasil
  • Flora, fauna e populações locais afetadas por desastres naturais
  • Ações mitigadoras e estratégias de prevenção

Metodologia

A atividade será realizada através de uma abordagem de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos realizarão pesquisas em casa e depois compartilharão e debaterão suas descobertas em sala. A Roda de Debate será usada como técnica principal para facilitar a troca de ideias e experiências entre os alunos, incentivando a participação ativa de todos. Este método promove uma aprendizagem colaborativa e permite que os alunos se apropriem do conhecimento de forma mais significativa.

  • Sala de Aula Invertida
  • Pesquisa individual e em grupo
  • Roda de Debate
  • Apresentações em grupo
  • Discussão e análise crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos temas e a explicação da metodologia. As pesquisas serão feitas como tarefa de casa. Na segunda aula, os alunos se reunirão em grupos para realizar as Rodas de Debate, apresentar suas descobertas e participar das discussões.

  • Aula 1: Introdução e orientações para a pesquisa
  • Aula 2: Roda de Debate e discussões em grupo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante as atividades em sala, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada e na contribuição para as discussões na Roda de Debate. A habilidade de trabalhar em equipe, a clareza na apresentação das informações e a qualidade das soluções propostas também serão consideradas. O objetivo é avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para as pesquisas, materiais para a apresentação das informações (como cartazes, slides, vídeos), além de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate. Recomenda-se a utilização de dispositivos digitais que possam auxiliar tanto na pesquisa quanto na apresentação dos resultados.

  • Acesso à internet
  • Materiais para apresentação (cartazes, slides, etc.)
  • Espaço apropriado para Roda de Debate
  • Dispositivos digitais (opcional)

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