Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão explorar, de forma prática e colaborativa, os efeitos devastadores dos desastres naturais sobre os ecossistemas brasileiros. Através de uma abordagem interdisciplinar, esta atividade propõe uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos das catástrofes naturais. Os alunos serão incentivados a pesquisar em casa sobre um desastre natural específico, investigando como esse evento afetou a fauna, flora e a vida das pessoas em uma região brasileira escolhida. Após a pesquisa, os alunos se reunirão em grupos para discutir seus achados e participar de uma Roda de Debate em sala de aula, onde apresentarão suas descobertas e discutirão possíveis ações mitigadoras e soluções para proteger os ecossistemas e as comunidades afetadas.
Este plano de aula visa desenvolver a capacidade analítica dos alunos sobre os efeitos das catástrofes naturais nos ecossistemas brasileiros. Além de expandir o conhecimento científico sobre ecossistemas, a atividade busca fomentar o pensamento crítico e colaborativo entre os alunos, permitindo-lhes avaliar e propor soluções para os problemas ambientais discutidos. O foco está em conectar os conceitos teóricos com realidades vividas pelas comunidades e ecossistemas, reforçando a importância da responsabilidade ambiental e social.
A matéria aborda os principais conceitos relacionados aos ecossistemas, detalhando os fatores que os compõem e como são afetados por diferentes tipos de catástrofes naturais. Através da perspectiva dos ecossistemas brasileiros, os alunos explorarão a interconexão entre os seres vivos e seu ambiente, percebendo como eventos extremos podem alterar drasticamente estas relações.
A atividade será realizada através de uma abordagem de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos realizarão pesquisas em casa e depois compartilharão e debaterão suas descobertas em sala. A Roda de Debate será usada como técnica principal para facilitar a troca de ideias e experiências entre os alunos, incentivando a participação ativa de todos. Este método promove uma aprendizagem colaborativa e permite que os alunos se apropriem do conhecimento de forma mais significativa.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos temas e a explicação da metodologia. As pesquisas serão feitas como tarefa de casa. Na segunda aula, os alunos se reunirão em grupos para realizar as Rodas de Debate, apresentar suas descobertas e participar das discussões.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante as atividades em sala, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada e na contribuição para as discussões na Roda de Debate. A habilidade de trabalhar em equipe, a clareza na apresentação das informações e a qualidade das soluções propostas também serão consideradas. O objetivo é avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação dos alunos.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para as pesquisas, materiais para a apresentação das informações (como cartazes, slides, vídeos), além de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate. Recomenda-se a utilização de dispositivos digitais que possam auxiliar tanto na pesquisa quanto na apresentação dos resultados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula