Detetives da Saúde Pública

Desenvolvida por: Elielt… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Investigação de Problemas de Saúde Pública na Comunidade

A atividade 'Detetives da Saúde Pública' tem como propósito engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na investigação de problemas de saúde pública em suas comunidades. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes devem, inicialmente, realizar pesquisas em casa sobre indicadores de saúde como mortalidade infantil e saneamento. Em sala, os alunos compartilharão suas descobertas em grupos e participarão de um debate para propor soluções criativas, simulando uma reunião de planejamento de políticas públicas. Este exercício tem como foco sensibilizar os alunos sobre como tecnologias e medidas preventivas podem auxiliar na melhoria da saúde pública, promovendo um entendimento mais amplo sobre o impacto das políticas públicas e a importância de ações individuais e coletivas. O exercício visa promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e colaboração.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e interpretar problemas reais de saúde pública em sua comunidade, promovendo uma análise crítica dos dados coletados. A partir disso, incentiva-se a proposição de soluções inovadoras e realistas, simulando a tomada de decisão em políticas públicas. Ao trabalhar de forma colaborativa, os alunos também aprimoram suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe, fundamentais no processo educativo.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a proposição de soluções criativas para problemas de saúde pública.
  • Promover a compreensão do impacto das políticas públicas na saúde comunitária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI09: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a identificação e análise de indicadores de saúde pública e a reflexão sobre políticas públicas e suas implicações. Os alunos irão estudar conceitos de saúde comunitária e discutir o papel das tecnologias e da prevenção em melhorias sociais. Este conteúdo é essencial para que o estudante compreenda a inter-relação entre ciência e sociedade.

  • Indicadores de saúde pública: mortalidade infantil, saneamento básico.
  • Análise de políticas públicas de saúde.
  • Impacto das tecnologias e medidas preventivas na saúde comunitária.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a da Sala de Aula Invertida, aliada ao trabalho colaborativo e à simulação prática. Os alunos realizam pesquisas autônomas em casa, com orientação, e discutem em sala de aula suas descobertas, propondo soluções em grupo. Essa abordagem visa maximizar o tempo de aula para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e colaboração.

  • Sala de Aula Invertida para estimular a pesquisa independente.
  • Debates em grupo para fomentar o pensamento crítico.
  • Simulação de reunião para planejamento de políticas públicas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em 20 aulas de 60 minutos. O planejamento permite que os alunos pesquisem, compartilhem informações, debatam e desenvolvam soluções ao longo das aulas, alocando tempo adequado para cada etapa crucial da aprendizagem.

  • Aula 1-4: Introdução aos indicadores de saúde e pesquisa em casa.
  • Aula 5-8: Discussão sobre pesquisas realizadas.
  • Aula 9-12: Análise de dados e identificação de problemas.
  • Aula 13-16: Discussão em grupo para proposição de soluções.
  • Aula 17-20: Simulação de reunião de políticas públicas e reflexão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três componentes principais: a qualidade da pesquisa realizada, a participação no debate em sala de aula e a eficácia das soluções propostas na simulação das reuniões de políticas públicas. Serão utilizados critérios como a profundidade da análise, a relevância das fontes empregadas e a capacidade de argumentação. Exemplos incluem a apresentação de dados precisos nos debates e a originalidade das propostas criadas para as simulações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a implementação desta atividade incluem acesso a materiais de pesquisa, como artigos e relatórios sobre saúde pública, além de dispositivos digitais para acesso á internet e plataformas de compartilhamento de informações, que facilitarão a interação e o aprendizado colaborativo dos estudantes.

  • Acesso a artigos e relatórios sobre indicadores de saúde.
  • Dispositivos com acesso à internet.
  • Materiais para apresentações e discussões em grupo.

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