Esta atividade pedagógica prática visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental um entendimento aprofundado dos diferentes ecossistemas brasileiros, incluindo suas características únicas como flora, fauna, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura. Utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a realizar pesquisas em casa para coletar informações preliminares sobre os ecossistemas. Posteriormente, na sala de aula, eles serão organizados em grupos e receberão envelopes contendo pistas diversas, como fotos, amostras de solo, plantas e animais, e mapas de temperatura, relativos a um ecossistema específico. A tarefa dos alunos será a de 'detetives dos ecossistemas', onde terão que correlacionar as pistas para identificar e debater o ecossistema em questão, destacando as adaptações das plantas e animais encontrados nesse ambiente para garantir a sua sobrevivência.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e síntese ao investigar os ecossistemas brasileiros. Através da dinâmica proposta, espera-se que eles sejam capazes de identificar e correlacionar características distintas dos ecossistemas e do solo que apresentam, com a flora e fauna específicas, reconhecendo a importância dessas adaptações para a sobrevivência das espécies. Além disso, visa fomentar a colaboração e o debate construtivo entre os alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e engajada.
O conteúdo programático desta atividade engloba um estudo detalhado sobre os ecossistemas brasileiros, explorando aspectos como a biodiversidade, tipos de solo, microclimas, padrões de temperatura e luz solar. Além disso, através da análise de adaptações de flora e fauna, os alunos poderão compreender as complexas interações que permitem a vida nesses ambientes. Este estudo multidisciplinar não só amplia o conhecimento em Ciências da Natureza, como também desenvolve uma consciência ambiental nos estudantes.
A metodologia ativa da Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos primeiramente se engajam na pesquisa em casa para depois aplicar o conhecimento na prática em sala de aula. Grupos de estudantes assumirão o papel de 'detetives dos ecossistemas', analisando pistas e debatendo suas descobertas. Esta abordagem não só fortalece o conhecimento teórico, como também desenvolve habilidades sociais e cognitivas por meio da colaboração e solução de problemas em equipe.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 60 minutos, distribuídas de maneira a permitir uma exploração aprofundada dos ecossistemas, desde a pesquisa inicial até a discussão e apresentação das conclusões.
A avaliação será baseada tanto no processo de pesquisa e análise como na apresentação final e participação no debate. Serão avaliados: a capacidade de ligar as pistas às características dos ecossistemas, a qualidade e clareza das apresentações, e a contribuição individual e coletiva para os debates. Pontuação extra poderá ser concedida pela criatividade e pelo esforço demonstrado na pesquisa. A participação ativa e o trabalho em equipe também serão critérios importantes, incentivando uma aprendizagem colaborativa.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais diversificados como amostras de solo, fotografias de flora e fauna, mapas de temperatura, além de acesso à internet para a pesquisa inicial. A combinação desses materiais permite uma experiência de aprendizagem rica, onde os alunos podem tangibilizar o conteúdo teórico estudado.
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