Esta atividade pedagógica introduz os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao conceito de ecossistemas, destacando a importância de suas componentes bióticas e abióticas, bem como o impacto de atividades humanas e catástrofes naturais sobre estes sistemas complexos. Alinhada à metodologia ativa de aprendizagem, a atividade transforma os alunos em eco-detectives, que através de um quebra-cabeça interativo reconstroem ecossistemas antes e após um evento significativo. Cada peça do quebra-cabeça traz informações e representações gráficas dos componentes de um ecossistema, permitindo que, em grupos, os alunos discutam, analisem e identifiquem as alterações ocorridas nestes ambientes. Após a reconstrução dos ecossistemas, os grupos promoverão debates sobre as consequências das alterações na biodiversidade e discutirão estratégias de prevenção e reparação. Esta atividade visa desenvolver conscientização ambiental e pensamento crítico nos alunos, enfatizando a importância da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.
O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre a fragilidade dos ecossistemas e o impacto das ações humanas e catástrofes naturais sobre a biodiversidade. Busca-se promover o desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades analíticas e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a atividade visa aprimorar o entendimento dos alunos sobre conceitos chave da ecologia, como relações tróficas, nicho ecológico, e fluxo de energia, bem como sobre a importância da conservação ambiental para o futuro do planeta.
A atividade está ancorada nos princípios da ecologia, abordando conceitos fundamentais sobre ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade. Ela também proporciona uma reflexão sobre os impactos humanos no meio ambiente, incluindo poluição, desmatamento e consequências de catástrofes naturais. Além disso, os alunos terão a oportunidade de discutir soluções e estratégias para mitigar esses impactos, reforçando a importância da ação coletiva e individual para a preservação ambiental.
Adotando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, transformando-os em investigadores de ecossistemas. Através do uso de um quebra-cabeça interativo, os alunos trabalharão em grupos para analisar as diferenças entres os ecossistemas antes e após um evento disruptivo, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Discussões em grupo serão incentivadas para a troca de ideias e soluções, fomentando o pensamento crítico e a solução de problemas em equipe.
A atividade será realizada numa sessão única de 220 minutos, onde inicialmente será feita uma breve introdução teórica seguida pela atividade prática interativa de montagem dos quebra-cabeças e finalizada com um debate guiado em torno das descobertas dos alunos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, o raciocínio crítico demonstrado durante os debates e a proposição de soluções inovadoras para a prevenção e reparação dos danos aos ecossistemas. Além disso, será considerada a qualidade das análises feitas a partir dos quebra-cabeças, levando em conta a compreensão dos conceitos e a capacidade de aplicá-los de maneira prática. Uma rubrica de avaliação será utilizada para guiar os critérios de avaliação, enfatizando a compreensão dos conceitos, colaboração e inovação nas propostas.
Para a realização desta atividade, serão necessários quebra-cabeças interativos que retratem ecossistemas antes e após eventos significativos, projetor para apresentações iniciais e debates, materiais para anotação e pesquisa, como livros, artigos e acesso à internet. Essa variedade de recursos permitirá uma experiência rica e imersiva, possibilitando aos alunos explorar e discutir os temas propostos de maneira efetiva.
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