Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma viagem de descoberta sobre a evolução dos combustíveis ao longo do tempo. Divididos em grupos, cada um investigará um tipo específico de combustível - da madeira, passando pelos combustíveis fósseis, até as alternativas mais sustentáveis. Esta investigação terá como foco o uso, a eficiência energética, as implicações econômicas e os problemas socioambientais de cada opção. Ao longo das aulas, os alunos aplicarão um método de aprendizado ativo, por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, culminando numa roda de debates, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas. A finalidade é promover uma visão crítica sobre as escolhas energéticas feitas pela sociedade, fomentando a consciência ambiental e a busca por soluções sustentáveis. Cada grupo será responsável pela criação de um painel informativo resumindo suas principais descobertas, que será apresentado na roda de debates, facilitando a disseminação do conhecimento entre todos os participantes e promovendo uma discussão rica e construtiva sobre o tema.
O objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão abrangente sobre a evolução dos combustíveis e os impactos associados ao seu uso, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Os alunos irão desenvolver habilidades críticas para analisar as consequências de diferentes escolhas energéticas, promovendo uma maior consciência sobre questões de sustentabilidade. Além disso, a atividade buscará estimular a pesquisa, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a argumentação com base em evidências.
O conteúdo programático abrangerá a história dos combustíveis, desde os mais primordiais, como a madeira, aos modernos, incluindo os combustíveis fósseis e opções mais sustentáveis de energia. Serão discutidas as tecnologias envolvidas na exploração e no uso desses combustíveis, bem como os impactos socioambientais e econômicos relacionados a cada um.
A metodologia desta atividade será caracterizada pela Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, que permitirá aos alunos explorarem os conceitos de forma ativa e engajadora. Durante a roda de debates, os estudantes terão a oportunidade de articular o conhecimento adquirido, confrontar perspectivas e desenvolver habilidades de argumentação e exposição.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão as pesquisas em grupos. Na segunda aula, os painéis serão finalizados e apresentados na roda de debates.
A avaliação será multidimensional, levando em conta tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final da atividade. Os alunos serão avaliados com base na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza dos painéis informativos, e na eficácia da sua participação na roda de debates. Será enfatizada a habilidade de argumentar de forma construtiva e baseada em evidências. Exemplos de pontos avaliados incluirão a capacidade de síntese e análise crítica das informações, colaboração em equipe e a articulação de pontos de vista durante a discussão.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa, materiais para a confecção dos painéis informativos (papel, canetas, cola, tesoura, etc.), além de espaços adequados para a realização de atividades em grupo e para a roda de debates. Recursos adicionais, como vídeos e artigos sobre o tema, serão providenciados pelo professor para enriquecer a pesquisa e discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula