Evolução e Impacto: Da Madeira aos Combustíveis Modernos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Evolução dos combustíveis e seu impacto socioambiental

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma viagem de descoberta sobre a evolução dos combustíveis ao longo do tempo. Divididos em grupos, cada um investigará um tipo específico de combustível - da madeira, passando pelos combustíveis fósseis, até as alternativas mais sustentáveis. Esta investigação terá como foco o uso, a eficiência energética, as implicações econômicas e os problemas socioambientais de cada opção. Ao longo das aulas, os alunos aplicarão um método de aprendizado ativo, por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, culminando numa roda de debates, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas. A finalidade é promover uma visão crítica sobre as escolhas energéticas feitas pela sociedade, fomentando a consciência ambiental e a busca por soluções sustentáveis. Cada grupo será responsável pela criação de um painel informativo resumindo suas principais descobertas, que será apresentado na roda de debates, facilitando a disseminação do conhecimento entre todos os participantes e promovendo uma discussão rica e construtiva sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão abrangente sobre a evolução dos combustíveis e os impactos associados ao seu uso, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Os alunos irão desenvolver habilidades críticas para analisar as consequências de diferentes escolhas energéticas, promovendo uma maior consciência sobre questões de sustentabilidade. Além disso, a atividade buscará estimular a pesquisa, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a argumentação com base em evidências.

  • Compreender a evolução dos combustíveis ao longo do tempo
  • Analisar as implicações econômicas e socioambientais do uso de diferentes tipos de combustíveis
  • Promover a consciência sobre a importância da sustentabilidade e do uso de alternativas energéticas menos impactantes
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação baseada em evidências

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI01: Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
  • EF07CI03: Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
  • EF07CI05: Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a história dos combustíveis, desde os mais primordiais, como a madeira, aos modernos, incluindo os combustíveis fósseis e opções mais sustentáveis de energia. Serão discutidas as tecnologias envolvidas na exploração e no uso desses combustíveis, bem como os impactos socioambientais e econômicos relacionados a cada um.

  • História da utilização dos combustíveis ao longo do tempo
  • Princípios de funcionamento das máquinas térmicas
  • Impactos econômicos e socioambientais dos combustíveis fósseis
  • Alternativas sustentáveis de energia
  • Estratégias para a adoção de energias mais limpas e renováveis

Metodologia

A metodologia desta atividade será caracterizada pela Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, que permitirá aos alunos explorarem os conceitos de forma ativa e engajadora. Durante a roda de debates, os estudantes terão a oportunidade de articular o conhecimento adquirido, confrontar perspectivas e desenvolver habilidades de argumentação e exposição.

  • Dinâmicas de grupo para exploração dos tipos de combustíveis
  • Pesquisa e criação de painéis informativos
  • Realização de roda de debates
  • Uso de jogos e atividades interativas para a compreensão dos impactos socioambientais

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão as pesquisas em grupos. Na segunda aula, os painéis serão finalizados e apresentados na roda de debates.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão em grupos de pesquisa
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos painéis, seguida pela roda de debates

Avaliação

A avaliação será multidimensional, levando em conta tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final da atividade. Os alunos serão avaliados com base na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza dos painéis informativos, e na eficácia da sua participação na roda de debates. Será enfatizada a habilidade de argumentar de forma construtiva e baseada em evidências. Exemplos de pontos avaliados incluirão a capacidade de síntese e análise crítica das informações, colaboração em equipe e a articulação de pontos de vista durante a discussão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa, materiais para a confecção dos painéis informativos (papel, canetas, cola, tesoura, etc.), além de espaços adequados para a realização de atividades em grupo e para a roda de debates. Recursos adicionais, como vídeos e artigos sobre o tema, serão providenciados pelo professor para enriquecer a pesquisa e discussão.

  • Acesso à internet para pesquisas
  • Materiais para confecção dos painéis (papel, canetas, cola, tesoura)
  • Vídeos e artigos selecionados sobre evolução dos combustíveis
  • Espaço adequado para atividades em grupo e roda de debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo