Expedição pelos Biomas

Desenvolvida por: Bibian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecossistemas Brasileiros

A atividade 'Expedição pelos Biomas' é uma proposta prática e interativa de aprendizado sobre os diversos ecossistemas brasileiros. Os alunos serão divididos em grupos, representando os biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Utilizando cartazes e materiais recicláveis, cada grupo deverá construir maquetes que representem as características específicas do ecossistema designado. Essas características incluem, mas não se limitam a, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar, temperatura, além da flora e fauna específica de cada ecossistema. Após a construção, cada grupo terá a tarefa de apresentar sua maquete para a classe, destacando as interações e correlações entre as características abióticas e a biodiversidade de cada bioma. Este exercício não apenas facilita a compreensão das particularidades de cada ecossistema, mas também promove a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano uma compreensão aprofundada sobre os ecossistemas brasileiros, enfatizando as relações entre suas características abióticas (como quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar, temperatura) e a biodiversidade específica (flora e fauna). Através desta abordagem prática, os alunos poderão visualizar e compreender a complexidade da natureza, bem como a importância da conservação e sustentabilidade ambiental. A atividade estimula habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, reflexão crítica e habilidades de apresentação.

  • Compreender as características específicas dos principais ecossistemas brasileiros.
  • Analisar a interdependência entre fatoes abióticos e a biodiversidade dentro de cada ecossistema.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Promover a consciência sobre a importância da conservação dos biomas brasileiros.
  • Estimular a criatividade e a investigação científica através da construção de maquetes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Conteúdo Programático

Esta aula faz uso da abordagem mão-na-massa para explorar os princípios da ecologia e biodiversidade de maneira lúdica e envolvente. Através da criação de maquetes representando os biomas brasileiros, os alunos irão mergulhar nas especificidades de cada ecossistema, considerando elementos abióticos e sua influência direta na formação da flora e fauna. Alinhada à BNCC, esta metodologia possibilita a compreensão integrada e aplicada dos conteúdos de ciências, valorizando também a consciência ambiental.

  • Definição e características dos principais ecossistemas brasileiros
  • Relação entre elementos abióticos (água, solo, luz solar, temperatura) e a biodiversidade
  • Importância da conservação dos biomas
  • Técnicas de construção de maquetes com materiais recicláveis

Metodologia

Adotaremos as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividade Mão-na-massa, focando na construção colaborativa do conhecimento. Os alunos participarão ativamente, desde a pesquisa inicial sobre o bioma representado até a apresentação prática de suas maquetes. Essas metodologias são altamente eficazes para engajar os alunos, motivando-os a investigar, resolver problemas e compartilhar seus aprendizados de forma criativa e reflexiva.

  • Pesquisa e discussão em grupo sobre os biomas brasileiros
  • Construção de maquetes com materiais recicláveis
  • Apresentações dos grupos e feedback da turma

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 1 hora, a ser realizada em uma sessão de 60 minutos.

  • Aula 1 da atividade: Introdução aos ecossistemas brasileiros; divisão de grupos e início da construção das maquetes (40 minutos); Apresentações dos grupos e discussão (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, criatividade, pesquisa e capacidade de síntese e articulação dos alunos durante a construção e apresentação das maquetes. A compreensão sobre as interações entre os elementos abióticos e a biodiversidade de cada ecossistema será um critério chave. A elaboração do material, qualidade e detalhamento da apresentação, assim como a interação e colaboração entre os membros do grupo, também serão considerados. Um bom desempenho será caracterizado pela capacidade dos alunos de conectar teoria com prática, demonstrando compreensão aprofundada dos ecossistemas representados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem cartazes, diversos materiais recicláveis (papéis, cartolinas, plásticos, tecidos, etc.), cola, tesouras, acessórios de decoração que possam simular elementos da natureza, computadores ou tablets para pesquisa, e acessos à internet. Esses recursos favorecem a criatividade e a inovação, fundamentais para o sucesso da atividade.

  • Cartazes e materiais recicláveis para a confecção das maquetes
  • Cola, tesouras e demais materiais de artesanato
  • Computadores ou tablets com acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo