A atividade 'Expedição pelos Ecossistemas Brasileiros' visa promover a compreensão profunda dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os diversos ecossistemas encontrados no Brasil, como Amazônia, Pantanal, Cerrado, entre outros. Após um estudo prévio feito em casa, por meio de vídeos e artigos, os estudantes serão divididos em grupos na sala de aula. Cada grupo selecionará um ecossistema para pesquisar mais profundamente sobre sua flora, fauna, tipo de solo, quantidade de água disponível e temperatura. O objetivo é que os alunos criem maquetes representativas do ecossistema escolhido, mostrando não só as características físicas e biológicas, mas também como esses elementos se integram para sustentar a vida dos produtores, consumidores e decompositores. Esta abordagem prática permitirá aos alunos aplicar e visualizar o conhecimento adquirido, facilitando a compreensão dos complexos equilíbrios ecossistêmicos e da importância da conservação desses ambientes. Ao final, cada grupo apresentará sua maquete para a turma, explicando as principais características do ecossistema representado e discutindo como esses fatores influenciam os tipos de vida presentes.
Esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de explorar, de maneira prática, os diversos ecossistemas brasileiros e compreender sua complexidade e biodiversidade. Ao construir maquetes e realizar pesquisas sobre cada ecossistema, os estudantes aplicarão conceitos de ecologia e biologia, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e apresentação oral. Este projeto visa também fomentar a consciência ambiental nos alunos, evidenciando a importância da preservação dos ecossistemas para o equilíbrio do planeta.
O conteúdo programático abordará os principais ecossistemas brasileiros, suas características e diversidades. Exploraremos a flora, fauna, os diferentes tipos de solo, a disponibilidade de água e a temperatura de cada ecossistema. Além disso, será discutido o papel dos seres vivos enquanto produtores, consumidores e decompositores, e como esses elementos se integram, formando um sistema equilibrado. A relevância dos ecossistemas para o ambiente global e a necessidade de sua conservação também serão temas de destaque.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade encoraja os alunos a explorarem previamente o tema proposto por meio de vídeos e leituras, trazendo para a sala de aula o conhecimento base para ser aplicado na criação das maquetes. Os grupos serão estimulados a realizar pesquisas adicionais conforme necessário. A apresentação das maquetes e a discussão sobre os ecossistemas selecionados promoverão a interação entre os alunos, permitindo a troca de informações e o aprofundamento do aprendizado.
A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos começarão a criação das maquetes em grupos. Na segunda aula, concluirão suas maquetes e farão as apresentações para a turma.
A avaliação considerará a profundidade da pesquisa realizada sobre o ecossistema escolhido, a criatividade e a precisão na representação das maquetes, e a clareza e articulação durante a apresentação oral. Os alunos serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo, levando em conta o envolvimento e contribuição para a atividade em equipe. Exemplos de critérios incluem a correta identificação dos elementos do ecossistema, a habilidade de explicar o papel dos diferentes seres vivos dentro do sistema, e a capacidade de conectar essa informação às questões mais amplas de conservação e ecologia.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a materiais para construção das maquetes (como papelão, cola, tesoura, tintas, materiais recicláveis), além de acesso a internet e recursos audiovisuais para a pesquisa prévia. O professor pode disponibilizar artigos e vídeos selecionados para guiar o estudo dos alunos.
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