Este plano de aula convida os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a se transformarem em exploradores de continentes, usando mapas antigos e atuais para entenderem a teoria da Deriva Continental proposta por Alfred Wegener. Os estudantes utilizarão papel, lápis de cor, tesoura e cola para recriar os mapas dos continentes em diferentes eras geológicas, começando pela Pangeia até chegarem à configuração atual. Trabalhando em grupos, eles irão discutir e montar os movimentos que os continentes possivelmente realizaram ao longo de milhões de anos, promovendo um entender profundo de como movimentos tectônicos modelam o planeta Terra. Essa atividade emprega metodologias ativas de aprendizagem, encorajando a pesquisa, colaboração, discussão e criatividade, permitindo aos alunos a construção do conhecimento de maneira participativa e engajada.
Os objetivos dessa atividade englobam instigar nos alunos a curiosidade científica sobre a formação geológica da Terra e as dinâmicas dos continentes através da teoria da Deriva Continental. Busca-se assim, promover o entendimento detalhado das forças tectônicas e sua influência na configuração geográfica mundial atual. Além disso, visa-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e representação gráfica. Fomentará também a capacidade de síntese e apresentação de conceitos complexos de maneira clara.
O conteúdo programático desta atividade abrange uma introdução à teoria da Deriva Continental de Alfred Wegener, os conceitos de tectônica de placas e processos geológicos relacionados, como vulcanismo e sismologia. Além disso, será discutida a importância das representações cartográficas ao longo do tempo, enfatizando a evolução da visualização dos continentes desde a Pangeia até a distribuição atual. Por meio da atividade prática, os alunos aplicarão esses conceitos para criar suas próprias representações dos movimentos continentais.
Nesta atividade, a metodologia ativa será adotada para envolver os alunos de forma direta na construção do conhecimento. Inicialmente, uma breve explanação sobre a Deriva Continental e tectônica de placas será dada, seguida de pesquisa em grupo sobre como os continentes se movimentaram ao longo do tempo. Os alunos, em seguida, utilizarão materiais como papel, lápis de cor, tesoura e cola para elaborar mapas representando as eras geológicas selecionadas. Essa abordagem prática, juntamente com discussões em grupo, visa promover uma compreensão mais profunda e engajada do conteúdo.
Esta atividade está prevista para ser executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e as pesquisas iniciadas. A segunda aula será dedicada à confecção dos mapas e à discussão dos resultados obtidos.
A avaliação desta atividade será baseada na participação, pesquisa, criatividade, precisão e na capacidade de síntese e apresentação dos alunos. Cada grupo será avaliado pela qualidade da pesquisa realizada, pela acurácia histórica e geográfica dos mapas criados, e pela argumentação desenvolvida durante as discussões. Será levado em conta também o trabalho em equipe e a contribuição individual para o projeto. Exemplos de desempenhos a serem avaliados incluem a correta identificação e representação dos movimentos continentais, a qualidade da explicação sobre as forças tectônicas envolvidas, e a habilidade de conectar os conceitos aprendidos com a configuração atual dos continentes.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, mapas antigos e atuais para referência, papel, lápis de cor, tesoura e cola para a confecção dos mapas, além de material para a apresentação dos projetos finais. Estes recursos proporcionam aos alunos as ferramentas necessárias para a exploração criativa dos conceitos geográficos, encorajando a investigação, a análise crítica e a expressão visual dos conhecimentos adquiridos.
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