Heróis da Saúde: O Projeto de Erradicação

Desenvolvida por: Julia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Saúde Pública e Vacinação

Neste projeto, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão agentes de mudança na conscientização sobre a importância da vacinação. Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com a metodologia ativa de Saída de Campo e Atividades Mão-na-massa, os estudantes irão explorar o impacto das vacinas na saúde pública e na erradicação de doenças. Formando equipes, eles utilizarão diversas fontes de informação, incluindo pesquisas, entrevistas com profissionais de saúde e análise de dados históricos para desenvolver uma campanha criativa de conscientização. Esta campanha envolverá a criação de materiais digitais e impressos, como vídeos, folhetos e postagens em redes sociais. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação eficaz, realizar pesquisas aprofundadas e utilizar tecnologia de maneira criativa e impactante. O projeto não apenas promove uma causa vital para a sociedade, mas também empodera os alunos como criadores de mudanças na promoção da saúde coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes um entendimento abrangente sobre a importância da vacinação para a saúde pública. Isso inclui compreender o funcionamento das vacinas, o papel histórico da vacinação na erradicação de doenças e o impacto na saúde individual e coletiva. Visa-se, também, desenvolver habilidades multidisciplinares, como pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e uso de tecnologia. Ao final, espera-se que os alunos possam argumentar com propriedade sobre os temas explorados e agir como multiplicadores de informações corretas e importantes sobre vacinação.

  • Entender o funcionamento e a importância das vacinas
  • Compreender o impacto da vacinação na saúde pública e na erradicação de doenças
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação
  • Trabalhar eficazmente em equipe
  • Utilizar tecnologia para criar materiais informativos sobre vacinação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI10: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é projetado para fornecer aos alunos conhecimento fundamental sobre o sistema imunológico humano, o desenvolvimento das vacinas ao longo da história, como as vacinas protegem o organismo contra doenças e o impacto global das campanhas de vacinação. Este conhecimento será aplicado no desenvolvimento da campanha de conscientização, permitindo uma compreensão profunda das temáticas.

  • Introdução ao sistema imunológico e ao mecanismo de ação das vacinas
  • História das vacinas e seu papel na erradicação de doenças
  • A importância da vacinação para a saúde pública
  • Análise de campanhas de vacinação bem-sucedidas

Metodologia

A metodologia ativa será central neste projeto, incluindo Saída de Campo para centros de saúde, entrevistas com profissionais de saúde e atividades mão-na-massa como a criação de materiais de conscientização. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá aos alunos investigar, criar e divulgar uma campanha de conscientização, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Divisão dos alunos em equipes de trabalho
  • Realização de pesquisas e entrevistas com profissionais de saúde
  • Saída de Campo para observação direta em centros de saúde
  • Desenvolvimento de materiais informativos (digitais e impressos)
  • Apresentação e divulgação da campanha de conscientização

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos cada. Isso possibilitará aos alunos tempo adequado para pesquisa, desenvolvimento de ideias e produção dos materiais de conscientização, além de permitir interações ricas entre os membros da equipe e com profissionais da saúde.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início das pesquisas e planejamento das entrevistas.
  • Aula 2: Saída de Campo e continuação das pesquisas.
  • Aula 3: Desenvolvimento e produção dos materiais de conscientização.
  • Aula 4: Finalização dos materiais e preparação para a apresentação/divulgação.

Avaliação

A avaliação será contínua e multidimensional, envolvendo a análise do envolvimento dos alunos ao longo do projeto, a qualidade e a criatividade dos materiais de conscientização produzidos, e a eficácia da campanha final. Serão considerados critérios como: capacidade de pesquisa e síntese de informações; habilidade de comunicação e argumentação sobre a importância da vacinação; cooperação e trabalho em equipe; uso criativo da tecnologia. A apresentação final da campanha para a comunidade escolar servirá como momento de avaliação prática, onde os alunos terão a oportunidade de demonstrar seu aprendizado de forma aplicada.

Materiais e ferramentas:

O projeto requer acesso a recursos tecnológicos para pesquisa e produção dos materiais de conscientização, incluindo computadores, acesso à internet, câmeras ou smartphones para gravação de vídeos e software de edição. Materiais impressos para os folhetos, acesso a locais para saídas de campo e colaboração de profissionais de saúde para entrevistas e palestras também são essenciais.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Câmeras ou smartphones com capacidade de gravação de vídeo
  • Software de edição de imagens e vídeos
  • Materiais para impressão de folhetos
  • Contato com centros de saúde para saídas de campo e entrevistas

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