Esta atividade prática, destinada ao 7º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo introduzir os alunos ao conceito histórico e prático das máquinas simples, tais como alavancas, polias e planos inclinados. Os participantes serão divididos em grupos e desafiados a projetar e construir um dispositivo, usando materiais recicláveis, que atenda a uma necessidade cotidiana escolhida por eles. Essa abordagem mão-na-massa permite que os estudantes explorem a criatividade e a colaboração, ao mesmo tempo em que compreendem os princípios científicos das máquinas simples e sua evolução ao longo da história. Ao final, cada grupo apresentará sua invenção, destacando o princípio científico envolvido e sua aplicação histórica. Esta atividade não somente fomenta o interesse pela ciência e pela engenharia, mas também desenvolve habilidades de resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.
O propósito desta atividade é fazer com que os alunos compreendam os fundamentos e a aplicabilidade das máquinas simples no cotidiano, através da construção e concepção de um dispositivo prático. Visa também promover a análise crítica de como tais máquinas podem simplificar tarefas, incentivando a pesquisa e o debate sobre a evolução dessas invenções ao longo da história. Espera-se que, ao término, os alunos sejam capazes de identificar os princípios básicos das máquinas simples, aplicá-los em situações do dia a dia e colaborar efetivamente dentro de um grupo para resolver desafios comuns.
O conteúdo programático abrange desde a introdução aos tipos e princípios de máquinas simples, como alavancas, polias e planos inclinados, até sua aplicação prática na resolução de problemas cotidianos. Além disso, será discutido o impacto histórico dessas invenções e como elas evoluíram e se integraram às tecnologias modernas, estimulando uma reflexão sobre o desenvolvimento tecnológico e sua influência na sociedade.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada, onde os alunos, trabalhando em grupos, projetarão e construirão dispositivos, utilizando materiais recicláveis, para resolver problemas cotidianos. Esta abordagem incentiva a participação ativa, promove o aprendizado colaborativo e coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Serão realizadas sessões de brainstorming para a escolha do problema a ser solucionado, seguidas de fases de design, construção e apresentação dos projetos.
A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em seis aulas de 50 minutos cada. Serão destinadas duas aulas para a introdução ao tema e o início da concepção dos projetos, duas aulas para a construção dos dispositivos e duas aulas para as apresentações finais e discussões.
A avaliação será baseada na participação ativa durante o processo de construção, na criatividade e inovação do projeto, na eficácia da solução proposta, e na qualidade da apresentação final, incluindo a explicação do princípio científico envolvido. Cada um desses critérios receberá notas ponderadas, contribuindo para a nota final do grupo. Além disso, será valorizado o feedback dos colegas e a reflexão dos alunos sobre o aprendizado durante a atividade.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais recicláveis como papelão, garrafas pet e elásticos, além de ferramentas básicas para trabalhar esses materiais, como tesouras, cola e fita adesiva. Será também importante o acesso a pesquisa, seja através de livros ou da internet, para consulta sobre a história das máquinas simples e seu princípio de funcionamento. Um espaço adequado para a construção dos dispositivos e para as apresentações finais também é fundamental.
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