Laboratório Vivo: Plantando Conhecimento

Desenvolvida por: Filipe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ciclo de vida das plantas e processos biológicos associados

Nesta atividade prática, denominada 'Laboratório Vivo: Plantando Conhecimento', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o ciclo de vida das plantas, desde a semeadura até a germinação. Cada aluno ou grupo de estudantes receberá materiais como vasos, terra, e sementes de diferentes espécies de plantas, além de um diário de bordo para registrar observações significativas sobre o desenvolvimento das plantas. Essas observações incluirão a taxa de crescimento, as necessidades de luz e água e outras variáveis relevantes. Através dessa imersão prática no desenvolvimento vegetal, os alunos poderão compreender conceitos fundamentais da biologia, como fotossíntese, respiração celular e a importância vital das plantas para os ecossistemas. Ao final da atividade, será realizada uma discussão em sala de aula sobre as observações registradas, permitindo aos alunos comparar as taxas de crescimento entre as diferentes espécies plantadas e refletir sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento vegetal, além de debater sobre a importância das plantas para a vida na Terra.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica são: proporcionar aos alunos a experiência prática do ciclo de vida das plantas, destacando a importância da observação e do registro científico; compreender os conceitos fundamentais de fotossíntese, respiração celular e demais processos biológicos que sustentam a vida vegetal; reconhecer a influência de fatores externos, como luz e água, no desenvolvimento das plantas; incentivar a curiosidade e o pensamento crítico sobre os sistemas naturais e a relação entre os seres vivos e seu ambiente. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda pela natureza e pela ciência como uma janela para entender o mundo ao seu redor.

  • Explorar o ciclo de vida das plantas, da semeadura à germinação
  • Compreender os conceitos de fotossíntese e respiração celular
  • Analisar a influência de variáveis externas, como luz e água, no crescimento das plantas
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico
  • Estimular a consciência ambiental e a valorização da biodiversidade

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará temas essenciais para o entendimento dos processos biológicos que envolvem o ciclo de vida das plantas. Além de cobrir as etapas de desenvolvimento vegetal, desde a semeadura até a germinação, discutirá processos fundamentais como a fotossíntese e a respiração celular. Será também abordado o impacto de fatores abióticos, como luz e água, no crescimento das plantas, bem como a importância das plantas nos ecossistemas e para a vida no planeta.

  • Ciclo de vida das plantas
  • Fotossíntese e respiração celular
  • Fatores abióticos que afetam o crescimento das plantas
  • Importância das plantas nos ecossistemas

Metodologia

A metodologia empregada será a 'Atividade Mão-na-massa', que incentiva os alunos a aprender fazendo. Através da interação direta com os materiais providenciados (vasos, terra, sementes), os alunos realizarão a semeadura e acompanharão o desenvolvimento das plantas, registrando suas observações em um diário de bordo. Desta forma, a metodologia ativa promove o engajamento, a curiosidade e a aprendizagem significativa.

  • Semeadura e acompanhamento do crescimento de plantas
  • Registro de observações em diário de bordo
  • Discussão em grupo sobre os resultados observados
  • Reflexão sobre a importância das plantas para os ecossistemas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a explicação do projeto, a distribuição de materiais e a semeadura. Durante o período entre as aulas, os alunos deverão acompanhar o desenvolvimento das plantas e realizar anotações diárias. Na segunda aula, haverá a discussão dos resultados, comparações entre as observações dos grupos e reflexões sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Explicação da atividade, distribuição de materiais e semeadura
  • Aula 2: Discussão dos resultados, análise das observações e reflexões finais

Avaliação

A avaliação será formativa, baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo o engajamento na semeadura, o cuidado com as plantas, a qualidade e consistência das anotações no diário de bordo, e a participação nas discussões finais. O diário de bordo servirá como um instrumento chave para avaliar o entendimento do aluno sobre os processos observados, assim como a capacidade de realizar registros científicos precisos. A colaboração entre os membros do grupo e a contribuição para os debates em sala também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários vasos ou recipientes adequados para a plantação, terra de qualidade, uma variedade de sementes de plantas, diários de bordo para registro das observações, régua para medir o crescimento das plantas, e materiais para anotação, como lápis e borracha. Adicionalmente, será providenciada uma lista de recursos digitais que inclui vídeos educativos e artigos para aprofundamento nos temas abordados, disponibilizados para os alunos através da plataforma online da escola.

  • Vasos ou recipientes para plantação
  • Terra de qualidade para plantio
  • Sementes de diferentes espécies de plantas
  • Diários de bordo para registros das observações
  • Régua, lápis, borracha para anotações
  • Recursos digitais para aprofundamento dos temas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo