Esta atividade prática visa engajar alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na investigação, compreensão e aplicação dos conceitos de máquinas simples, como alavancas, polias e planos inclinados. Divididos em grupos, os estudantes terão a tarefa de selecionar uma máquina simples de sua escolha, investigar seu princípio de funcionamento, e construir um modelo funcional usando materiais recicláveis. A atividade culminará na apresentação dos modelos construídos, onde cada grupo explicará a física por trás da máquina escolhida, como esta facilita tarefas mecânicas na vida cotidiana, e o impacto de tais invenções na história humana. Através deste projeto, os alunos poderão aplicar conhecimentos teóricos de ciências de forma prática, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de comunicação.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática dos conceitos por trás das máquinas simples e sua aplicação no cotidiano. Pretende-se também desenvolver habilidades essenciais como o trabalho em equipe, a criatividade na resolução de problemas, o pensamento crítico e a capacidade de relacionar conhecimentos científicos com aplicações práticas. Este projeto também visa aprimorar a habilidade dos alunos em comunicar conceitos científicos complexos de maneira clara e acessível, bem como promover uma maior apreciação pelo impacto das invenções mecânicas na história e na vida cotidiana.
O conteúdo programático desta atividade incluirá uma introdução às máquinas simples, abordando especificamente alavancas, polias e planos inclinados. Os alunos irão explorar o princípio de funcionamento dessas máquinas, sua história e aplicação prática ao longo do tempo. Eles também discutirão as implicações da invenção dessas máquinas simples na facilitação de tarefas mecânicas na vida cotidiana e no desenvolvimento tecnológico humano.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para esta atividade, onde os alunos serão protagonistas de seu próprio aprendizado. Após uma breve introdução teórica, os grupos iniciarão a fase de pesquisa e planejamento, seguida da construção de seus modelos funcionais. Esta abordagem prática não só facilita a compreensão dos conceitos científicos envolvidos, mas também promove a colaboração, criatividade e aplicação de conhecimentos em situações da vida real.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos receberão uma introdução às máquinas simples e organizarão suas equipes. A segunda sessão será dedicada à construção dos modelos e suas apresentações finais.
A avaliação dessa atividade será formativa e baseada na participação ativa, colaboração entre os membros do grupo, esforço demonstrado na construção dos modelos e na capacidade de explicar os princípios científicos envolvidos. Será levada em conta, ainda, a criatividade e originalidade dos modelos construídos, bem como a clareza e profundidade das apresentações finais. Exemplos específicos de critérios podem incluir a precisão na aplicação dos conceitos científicos, eficácia do modelo em demonstrar o funcionamento da máquina simples e coerência nas explicações históricas e práticas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, como caixas de papelão, garrafas PET, palitos de picolé, elásticos, entre outros. Será importante também o acesso à internet para a pesquisa sobre as máquinas simples e sua história. Ferramentas básicas de montagem, como tesouras, colas e fitas adesivas, também serão providenciadas para a construção dos modelos.
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