O Superpoder das Vacinas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Saúde pública e vacinação

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão instigados a explorar o fascinante mundo das vacinas e seu impacto na saúde pública ao longo da história. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes trabalharão em grupos para pesquisar, criar e apresentar materiais educativos, como cartazes, slides ou vídeos, que expliquem os conceitos científicos sobre o funcionamento das vacinas, a importância da vacinação e seu papel histórico na prevenção e erradicação de doenças. O objetivo é promover um entendimento profundo sobre a ciência por trás das vacinas, além de discutir desafios contemporâneos como a desinformação e hesitação vacinal. Esta atividade prática visa estimular habilidades de pesquisa, comunicação, e colaboração entre os alunos, enquanto contribui para a conscientização sobre questões críticas de saúde pública.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver nos alunos uma compreensão profunda sobre o papel das vacinas na promoção da saúde pública e na erradicação de doenças. Ao explorar histórias de sucesso da vacinação e seus impactos, os estudantes aprenderão sobre os princípios imunológicos que fundamentam o funcionamento das vacinas. Eles também serão encorajados a desenvolver habilidades críticas de pesquisa e análise de fontes ao investigarem a história e o desenvolvimento de vacinas. Além disso, a atividade promoverá a conscientização sobre os desafios atuais enfrentados pela saúde pública, como as fake news e a hesitação vacinal, fortalecendo a capacidade dos alunos de argumentar baseados em evidências científicas.

  • Entender o funcionamento das vacinas e os princípios da imunização.
  • Reconhecer a importância histórica da vacinação na saúde pública.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e apresentação.
  • Promover a análise crítica sobre fake news e hesitação vacinal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI10: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange os conceitos básicos de imunologia, incluindo como o corpo humano responde aos agentes patogênicos e o papel das vacinas em estimular uma resposta imune sem causar a doença. Será explorada a história do desenvolvimento de vacinas, destacando casos de sucesso como a erradicação da varíola. Além disso, abordaremos os desafios contemporâneos na saúde pública, como a desinformação e hesitação vacinal, promovendo um pensamento crítico sobre essas questões.

  • Princípios básicos de imunologia e o funcionamento das vacinas
  • História do desenvolvimento de vacinas e casos de sucesso
  • Desafios atuais na saúde pública: desinformação e hesitação vacinal

Metodologia

Utilizando a abordagem da Sala de Aula Invertida, esta atividade começará com uma fase de preparação em casa, onde os alunos realizarão pesquisas sobre os temas propostos. Em sala de aula, os grupos apresentarão os materiais produzidos, incentivando a discussão e o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos. A atividade culminará com um debate estruturado, orientado pelos questionamentos do professor, sobre os desafios atuais da vacinação. Este formato promove a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, estimulando a habilidade de pesquisa, pensamento crítico e colaboração.

  • Preparação autônoma dos alunos com pesquisas dirigidas
  • Produção criativa de materiais educativos em grupo
  • Apresentações dos grupos e compartilhamento de informações
  • Debate guiado sobre os desafios atuais da vacinação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução pelo professor, os alunos começarão a trabalhar em seus projetos de pesquisa. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos por um debate orientado sobre os desafios da vacinação. Este cronograma permite uma imersão profunda nos tópicos abordados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos e debate em classe

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, na criatividade e clareza dos materiais educativos produzidos, e no envolvimento e contribuição de cada aluno durante as apresentações e o debate. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, assim como a habilidade de argumentar de forma crítica e baseada em evidências. Exemplos específicos, como a precisão na explicação do funcionamento das vacinas ou a identificação de eventos históricos chave na erradicação de doenças, também serão considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a fase de pesquisa, materiais para a produção dos cartazes (papel, canetas, cola, etc.), ou softwares de apresentação (como PowerPoint ou ferramentas similares) para criação de slides ou vídeos. Além disso, será disponibilizado pelo professor uma lista de fontes confiáveis para guiar a pesquisa dos alunos, incentivando o uso de informações verificadas e cientificamente embasadas.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para produção de cartazes
  • Softwares de apresentação para slides ou vídeos
  • Lista de fontes confiáveis fornecida pelo professor

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