A atividade 'Oficina Criativa: Ecossistemas em Cena' é planejada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada dos ecossistemas brasileiros. Os estudantes, divididos em grupos, criarão e apresentarão uma peça de teatro dramatizando como a paisagem, a água, o solo, a luz solar, a fauna e a flora se conectam dentro de um ecossistema. Essa atividade instiga a pesquisa, a criatividade e a colaboração, enquanto aborda o impacto das mudanças climáticas e das ações humanas nesses ambientes. Utilizando a metodologia ativa para busca de soluções criativas, os alunos são incentivados a refletir sobre as práticas de sustentabilidade e propor iniciativas para a preservação ambiental. A culminância da atividade acontece com as apresentações dos grupos, promovendo não só a aprendizagem científica mas também a expressão artística.
Os objetivos de aprendizagem nesta atividade visam integrar conhecimentos de ciências e artes, permitindo que os alunos explorem interações complexas dos ecossistemas. A atividade promove habilidades de pesquisa, criação artística e expressão verbal, destacando-se a importância do pensamento crítico na análise dos impactos ambientais. Incentiva também o trabalho em equipe e a empatia ao representar seres vivos e elementos inanimados, e sua interdependência dentro dos ecossistemas.
O conteúdo programático desta atividade inclui a análise detalhada dos ecossistemas brasileiros, abordando seus componentes principais e as interações ecológicas básicas. Ao dramatizar estas interações, os alunos são levados a aprofundar os seus conhecimentos sobre paisagem, recursos hídricos, tipos de solo e influência da luz solar e temperatura. Além disso, são introduzidos à problemática das mudanças climáticas e ações humanas, estabelecendo conexões com conceitos de sustentabilidade.
A metodologia adotada nesta atividade se baseia em práticas de ensino ativas, onde os alunos são incentivados a pesquisar e aplicar conhecimentos na criação de uma peça teatral. Esta metodologia visa construir uma aprendizagem significativa através da arte, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente na resolução de questões ambientais. O uso de estratégias colaborativas fortalece as competências sociais e estimula a construção coletiva do saber.
A atividade foi estruturada para ser realizada em uma carga horária de 2 horas, dividida em duas sessões de 90 minutos cada. Durante a primeira sessão, os alunos focarão na pesquisa e na criação do enredo da peça. Na segunda sessão, haverá ensaio e apresentação das peças, permitindo tempo para feedbacks e discussões sobre as temáticas abordadas.
A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo de criação quanto a apresentação final das peças teatrais. Os critérios de avaliação incluem a compreensão dos conceitos científicos, a criatividade do roteiro, a qualidade da apresentação e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos de aplicação incluem observar como os alunos realizam a pesquisa, como integram os conceitos científicos no enredo e como colaboram entre si. Durante as apresentações, serão avaliadas a expressividade e clareza na comunicação das ideias. Feedbacks construtivos serão oferecidos após cada apresentação para reforçar o aprendizado.
Os recursos utilizados na atividade incluem materiais de pesquisa, como livros e acesso à internet, bem como materiais artísticos necessários para a criação dos elementos teatrais. Estes recursos garantem que os alunos possam explorar a fundo os ecossistemas brasileiros e expressem suas ideias criativamente.
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