Oficina Criativa: Ecossistemas em Cena

Desenvolvida por: Jendso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Ecossistemas Brasileiros e Sustentabilidade

A atividade 'Oficina Criativa: Ecossistemas em Cena' é planejada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada dos ecossistemas brasileiros. Os estudantes, divididos em grupos, criarão e apresentarão uma peça de teatro dramatizando como a paisagem, a água, o solo, a luz solar, a fauna e a flora se conectam dentro de um ecossistema. Essa atividade instiga a pesquisa, a criatividade e a colaboração, enquanto aborda o impacto das mudanças climáticas e das ações humanas nesses ambientes. Utilizando a metodologia ativa para busca de soluções criativas, os alunos são incentivados a refletir sobre as práticas de sustentabilidade e propor iniciativas para a preservação ambiental. A culminância da atividade acontece com as apresentações dos grupos, promovendo não só a aprendizagem científica mas também a expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem nesta atividade visam integrar conhecimentos de ciências e artes, permitindo que os alunos explorem interações complexas dos ecossistemas. A atividade promove habilidades de pesquisa, criação artística e expressão verbal, destacando-se a importância do pensamento crítico na análise dos impactos ambientais. Incentiva também o trabalho em equipe e a empatia ao representar seres vivos e elementos inanimados, e sua interdependência dentro dos ecossistemas.

  • Compreender as relações intrínsecas entre componentes bióticos e abióticos de um ecossistema.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao expressar ideias científicas por meio da dramatização.
  • Incentivar a pesquisa colaborativa e a criatividade na solução de problemas ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a análise detalhada dos ecossistemas brasileiros, abordando seus componentes principais e as interações ecológicas básicas. Ao dramatizar estas interações, os alunos são levados a aprofundar os seus conhecimentos sobre paisagem, recursos hídricos, tipos de solo e influência da luz solar e temperatura. Além disso, são introduzidos à problemática das mudanças climáticas e ações humanas, estabelecendo conexões com conceitos de sustentabilidade.

  • Componentes bióticos e abióticos de ecossistemas.
  • Principais ecossistemas brasileiros e suas características.
  • Impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas.
  • Relações de interdependência em ecossistemas.
  • Práticas sustentáveis e mitigação de impactos ambientais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade se baseia em práticas de ensino ativas, onde os alunos são incentivados a pesquisar e aplicar conhecimentos na criação de uma peça teatral. Esta metodologia visa construir uma aprendizagem significativa através da arte, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente na resolução de questões ambientais. O uso de estratégias colaborativas fortalece as competências sociais e estimula a construção coletiva do saber.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Incorporação de arte no ensino de ciências.
  • Discussões orientadas e feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi estruturada para ser realizada em uma carga horária de 2 horas, dividida em duas sessões de 90 minutos cada. Durante a primeira sessão, os alunos focarão na pesquisa e na criação do enredo da peça. Na segunda sessão, haverá ensaio e apresentação das peças, permitindo tempo para feedbacks e discussões sobre as temáticas abordadas.

  • 1ª Sessão: Pesquisa sobre ecossistemas e criação do roteiro da peça.
  • 2ª Sessão: Ensaios e apresentação das peças teatrais, seguidas de feedback e discussão.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo de criação quanto a apresentação final das peças teatrais. Os critérios de avaliação incluem a compreensão dos conceitos científicos, a criatividade do roteiro, a qualidade da apresentação e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos de aplicação incluem observar como os alunos realizam a pesquisa, como integram os conceitos científicos no enredo e como colaboram entre si. Durante as apresentações, serão avaliadas a expressividade e clareza na comunicação das ideias. Feedbacks construtivos serão oferecidos após cada apresentação para reforçar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem materiais de pesquisa, como livros e acesso à internet, bem como materiais artísticos necessários para a criação dos elementos teatrais. Estes recursos garantem que os alunos possam explorar a fundo os ecossistemas brasileiros e expressem suas ideias criativamente.

  • Livros e artigos sobre ecossistemas brasileiros.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de arte, como papel, tintas, figurinos e materiais recicláveis.
  • Espaço para ensaio e apresentação, como um auditório ou sala ampla.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo