Quiz Tectônico

Desenvolvida por: Daiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Fenômenos Naturais e Placas Tectônicas

O Quiz Tectônico é uma atividade interativa planejada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de consolidar o conhecimento sobre fenômenos naturais ligados às placas tectônicas, como vulcões, terremotos e tsunamis, e sua ocorrência em diferentes partes do mundo. Através de um jogo de perguntas e respostas associadas a imagens, os alunos terão a oportunidade de visualizar e relacionar a teoria aprendida em sala de aula com exemplos reais desses fenômenos. Este quiz incluirá questões que discutem a raridade de tais fenômenos no Brasil, induzindo uma interessante reflexão sobre a posição geotectônica do país. Essa atividade tem como foco não apenas a assimilação de conteúdo teórico, mas também o desenvolvimento de um raciocínio crítico e argumentativo em geociências, utilizando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, almeja-se que os alunos desenvolvam uma compreensão robusta sobre os processos geológicos que levam à ocorrência de fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis. O entendimento da dinâmica das placas tectônicas e como esses movimentos influenciam a manifestação de fenômenos geológicos em diferentes regiões do mundo é crucial. Além disso, busca-se promover uma discussão sobre a raridade de tais acontecimentos no Brasil, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre a geografia e geologia nacional. Essa atividade também visa estimular habilidades de pensamento crítico e argumentação, à medida que os alunos são incentivados a discutir e debater as razões por trás da distribuição geográfica desses fenômenos.

  • Compreender os conceitos relacionados aos fenômenos naturais vinculados às placas tectônicas.
  • Relacionar a teoria aprendida sobre placas tectônicas com a observação de imagens de fenômenos naturais.
  • Discutir a posição geológica do Brasil e sua influência na raridade de fenômenos naturais extremos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico ao interpretar e discutir as informações apresentadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI15: Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobre aspectos fundamentais do estudo dos fenômenos naturais associados ao movimento das placas tectônicas. Através de uma abordagem prática e lúdica, os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos de vulcanismo, sismicidade e tsunamis, compreendendo suas causas, características e efeitos no ambiente e na sociedade. Adicionalmente, a discussão sobre a raridade desses fenômenos no Brasil será usada para introduzir conceitos de geografia física nacional, permitindo uma visão mais ampla do estudo das ciências da Terra.

  • Conceitos básicos de placas tectônicas
  • Fenômenos naturais causados pelo movimento das placas: vulcões, terremotos, e tsunamis
  • Geografia física do Brasil e a tectônica de placas
  • Análise de imagens de satélite e fotografias de fenômenos naturais

Metodologia

A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Esta abordagem proporcionará aos alunos uma forma de aprendizado ativa e engajadora. Durante o Quiz Tectônico, eles participarão ativamente, trabalhando em equipes, para responder às perguntas embasando-se em suas observações e discutindo as imagens relacionadas aos fenômenos naturais. A seleção de questões e imagens visa estimular a curiosidade e o pensamento crítico, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico.

  • Aplicação de metodologias ativas: Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Uso de imagens e recursos visuais para ilustrar os fenômenos naturais estudados
  • Discussão em grupo para promover a compreensão e interpretação dos conceitos
  • Quiz interativo como ferramenta de consolidação do aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará duas horas, estruturadas em duas sessões de 1 hora cada, contemplando a introdução ao tema, desenvolvimento do quiz e discussão dos resultados e conceitos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de placas tectônicas e fenômenos naturais relacionados. Exploração das imagens.
  • Aula 2: Execução do Quiz Tectônico e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será centrada na participação ativa dos alunos durante o quiz e a qualidade das discussões em grupo. A atenção estará voltada para a habilidade dos alunos de aplicar o conhecimento teórico na interpretação das imagens e na argumentação das respostas. Pontos extras poderão ser atribuídos pela demonstração de pensamento crítico e pela habilidade de conectar diferentes conceitos. A avaliação será formativa, visando proporcionar feedback construtivo que favoreça o aprendizado contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de um datashow ou smart TV para a exibição das perguntas do quiz e das imagens dos fenômenos naturais. Além disso, faz-se necessário o acesso a internet e dispositivos móveis ou computadores para que os alunos pesquisem informações adicionais quando necessário e interajam com a plataforma de quiz.

  • Datashow ou smart TV
  • Acesso à internet
  • Dispositivos móveis ou computadores
  • Imagens de fenômenos naturais
  • Plataforma de quiz (ex.: Kahoot! ou Quizizz)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo