Esta atividade prática tem como objetivo principal aproximar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao conceito de temperatura e sensação térmica, utilizando materiais simples e acessíveis para construir termômetros caseiros. Através de uma investigação inicial sobre o funcionamento dos termômetros e suas aplicações, os alunos irão explorar de forma prática como as variações de temperatura são medidas. A atividade se complementa com testes dos termômetros criados, onde os alunos confrontarão as leituras obtidas com suas próprias percepções sensoriais de temperatura. Este projeto promove a compreensão sobre a diferença entre temperatura e calor, bem como a forma como as condições ambientais influenciam na sensação térmica, integrando conceitos teóricos com a prática experimental em sala de aula.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é possibilitar ao aluno reconhecer e experimentar o conceito de temperatura de uma maneira prática e didática. Ao realizar seus próprios experimentos, os estudantes poderão perceber, de maneira concreta, como diferentes condições de calor e temperatura são representadas e medidas em um termômetro. Este projeto pretende fortalecer a capacidade crítica e analítica dos alunos ao relacionar teoria e prática, estimulando a curiosidade científica por meio da elaboração e validação de hipóteses no processo de construção e utilização de instrumentos científicos caseiros.
O conteúdo desta aula é estruturado para aprofundar a compreensão dos alunos sobre conceitos térmicos fundamentais e suas aplicações práticas. Iniciaremos com uma introdução teórica ao conceito de energia térmica, seguida da compreensão do funcionamento de termômetros e seus diferentes tipos. Através da construção de um termômetro caseiro, os alunos vivenciarão uma experiência prática essencial para a assimilação destes conceitos.
Para abordar a atividade, utilizaremos metodologias ativas com enfoque na prática experimental e no aprendizado colaborativo. A atividade inicia com pesquisa online dos alunos sobre o funcionamento e aplicações de termômetros, em seguida, partem para a construção prática de termômetros caseiros em grupos. Esses métodos incentivam a aquisição de conhecimento de forma ativa e a troca de experiências entre pares.
De acordo com o cronograma previsto, a atividade terá uma duração total de 60 minutos, dividida em etapas para máxima eficiência didática. Os alunos iniciarão com uma breve introdução ao tema, seguida pela montagem dos termômetros, e concluem com a observação e debate sobre os resultados.
A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e formativa, focando no processo de construção, participação e no registro das observações. Os critérios incluem a capacidade de trabalhar em grupo, a qualidade do termômetro construído e a reflexão crítica sobre as discrepâncias entre leituras e sensações térmicas. Exemplos de avaliação incluem relatórios que detalham o processo de construção e as conclusões obtidas, além da participação ativa nos debates e atividades práticas.
Os recursos para esta atividade são intencionalmente simples, apostando na utilização de materiais recicláveis e fáceis de encontrar, como forma de enfatizar a acessibilidade e a criatividade no aprendizado de ciências. Isso inclui garrafas plásticas, água colorida para facilitar a leitura do termômetro, e cânulas como condutores em simulação de escalas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula