Time Machine: Viagem pela Tecnologia e Qualidade de Vida

Desenvolvida por: Andrez… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Impacto da Tecnologia na Sociedade

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante aventura temporal para explorar o impacto das inovações tecnológicas na qualidade de vida das pessoas ao longo de diferentes épocas históricas. Antes de iniciar a atividade em sala, será solicitado aos alunos que realizem uma pesquisa sobre inovações tecnológicas significativas em determinadas décadas, focando em seus impactos no ambiente e na qualidade de vida. Já em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e cada um ficará responsável por montar e apresentar uma parte da linha do tempo, utilizando a metodologia de sala de aula invertida. Esta linha do tempo deverá ilustrar o avanço tecnológico e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, na sociedade. Cada grupo debaterá os prós e contras das inovações tecnológicas de sua época designada, fomentando uma rica discussão sobre como a tecnologia tem modelado a vida humana e o ambiente ao longo dos anos. Este exercício visa estimular o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e analise dos estudantes quanto ao papel da tecnologia na humanidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e refletirem criticamente sobre o impacto das inovações tecnológicas na qualidade de vida das pessoas e no ambiente ao longo da história. Busca-se incentivar uma visão crítica sobre o desenvolvimento tecnológico, promovendo a conscientização sobre as consequências ambientais e sociais desses avanços. Além disso, pretende-se fomentar habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação em público, fundamentais para a formação dos alunos enquanto cidadãos conscientes e ativos na sociedade.

  • Compreender o impacto das inovações tecnológicas na qualidade de vida e no ambiente ao longo da história.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico, argumentação e apresentação em público.
  • Estimular a pesquisa e a capacidade analítica dos alunos sobre temas históricos e contemporâneos.
  • Promover a conscientização sobre as consequências sociais e ambientais do desenvolvimento tecnológico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI09: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
  • EF07CI10: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
  • EF07CI11: Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade englobará uma série de temas relevantes para a compreensão do impacto da tecnologia na sociedade. Isso inclui o estudo de diferentes inovações tecnológicas ao longo da história, seus efeitos na qualidade de vida, na saúde pública, e seu papel no desenvolvimento ou na solução de problemas ambientais. Além disso, serão analisadas as políticas públicas relacionadas à tecnologia e à saúde, enfatizando a importância da vacinação como um marco tecnológico relevante na história da humanidade. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão abrangente e crítica do desenvolvimento tecnológico e seu papel na sociedade.

  • Inovações tecnológicas e seu impacto na sociedade ao longo da história.
  • Efeitos da tecnologia na qualidade de vida e no ambiente.
  • Políticas públicas de saúde e o papel da vacinação.
  • Análise de indicadores de saúde como reflexo do avanço tecnológico.
  • Debate sobre os desafios ambientais e sociais trazidos pelo avanço tecnológico.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, incorporando a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos farão pesquisas fora da sala sobre inovações tecnológicas de diferentes épocas, preparando-se para as discussões em classe. Depois, em grupos, eles montarão linhas do tempo que representam os avanços tecnológicos e seus impactos. Esta parte da atividade promove não apenas o aprendizado colaborativo, mas também o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e síntese de informações. As discussões em roda de debate serão guiadas por perguntas provocativas, estimulando o diálogo, a argumentação e a reflexão crítica entre os alunos.

  • Pesquisa individual prévia sobre inovações tecnológicas.
  • Trabalho em grupo para a montagem da linha do tempo.
  • Realização de Rodas de Debate com foco nos impactos das tecnologias.
  • Apresentações dos grupos sobre suas respectivas épocas e inovações estudadas.
  • Análise crítica e reflexiva orientada pelo professor após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 9 aulas de 40 minutos cada, totalizando 6 horas de carga horária. Iniciará com uma introdução ao tema e à metodologia, seguida pela fase de pesquisa individual. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na preparação e apresentação das linhas do tempo. As últimas aulas serão dedicadas às Rodas de Debate e à análise final das discussões.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e explicação da metodologia.
  • Aula 2-3: Pesquisa individual sobre inovações tecnológicas.
  • Aula 4-5: Trabalho em grupo para montagem da linha do tempo.
  • Aula 6-7: Preparação e início das apresentações dos grupos.
  • Aula 8: Continuação das apresentações e início das Rodas de Debate.
  • Aula 9: Conclusão das Rodas de Debate e análise final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como qualidade e profundidade da pesquisa prévia, contribuição para o trabalho em grupo, clareza e coesão durante as apresentações, habilidade para argumentar e defender pontos de vista nas Rodas de Debate, bem como participação ativa durante todo o processo. Serão designados pontos para cada aspecto da atividade, permitindo uma avaliação holística do desempenho do aluno. Exemplos de critérios incluem: capacidade de síntese e análise critica (20%), qualidade da apresentação oral e visual (20%), engajamento e contribuição para o debate (30%), e trabalho em equipe (30%). Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação das linhas do tempo (papel cartão, canetas coloridas, régua, imagens impressas, etc.), além de dispositivos de apresentação para as aulas (computador com projetor, por exemplo). Também será útil contar com artigos, vídeos e documentários que abordem os impactos das inovações tecnológicas na sociedade, servindo como material de apoio para a pesquisa dos alunos e inspiração para as discussões em sala.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Materiais para criação de linhas do tempo (papel, canetas, imagens).
  • Computador com projetor para apresentações.
  • Artigos, vídeos e documentários sobre tecnologia e sociedade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo