Caça ao Tesouro Energético

Desenvolvida por: Adil O… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Fontes de Energia e Eficiência Energética

A atividade 'Caça ao Tesouro Energético' tem como propósito engajar os alunos do 8º ano em uma exploração prática dos conceitos de fontes de energia renováveis e não renováveis dentro do contexto escolar. Ao percorrer a escola, os alunos, divididos em grupos, terão a oportunidade de identificar as diferentes fontes de energia utilizadas no local. Com base nessa identificação, realizarão uma classificação dessas fontes em renováveis, como solar ou eólica, e não renováveis, como combustíveis fósseis. Essa vivência prática visa não apenas a identificação, mas também a discussão sobre a importância e o impacto dessas fontes no cotidiano, promovendo debates acerca da eficiência energética em ambientes escolares. A atividade inclui a proposição de soluções para otimizar o consumo energético no ambiente escolar, baseando-se em princípios de sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada sobre as fontes de energia que nos cercam no dia a dia. Através da vivência direta e do levantamento de evidências práticas, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de maneira significativa, desenvolvendo a capacidade de identificar, classificar e refletir crítica e criativamente sobre o uso de diferentes fontes de energia, assim como propor melhorias na eficiência energética de sua escola.

  • Identificar fontes de energia renováveis e não renováveis.
  • Classificar diferentes tipos de energia.
  • Discutir a importância das fontes de energia no cotidiano.
  • Propor ações para otimizar a eficiência energética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI05: Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
  • EF08CI06: Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está voltado para a exploração prática e teórica das fontes de energia. Através de uma abordagem interdisciplinar, o conteúdo abarca a identificação de diferentes tipos de energia presentes no ambiente escolar, a classificação dessas fontes, e a análise de suas implicações diretas no cotidiano. A ação culmina numa reflexão crítica sobre a importância da eficiência energética e suas contribuições para um ambiente sustentável.

  • Introdução às fontes de energia.
  • Diferenças entre fontes renováveis e não renováveis.
  • Análise do uso de energia no ambiente escolar.
  • Discussão sobre eficiência energética.

Metodologia

A metodologia adotada focaliza a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a se tornarem pesquisadores em seu próprio ambiente. Estímulo ao trabalho colaborativo está no centro, com os alunos trabalhando em grupos para explorar e identificar as diferentes fontes de energia na escola. As apresentações finais incentivam a troca de informações e o debate, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.

  • Exploração prática em grupos.
  • Identificação e coleta de dados.
  • Classificação e análise crítica de dados.
  • Apresentação e debate em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído em duas aulas de 60 minutos cada, organizadas de forma a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, analisar e apresentar suas descobertas. A estrutura permite um desenvolvimento progressivo do conhecimento, começando pela exploração prática até a culminação nas apresentações e discussões.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração da escola para identificação de fontes de energia.
  • Aula 2: Classificação das fontes descobertas, preparação e apresentação dos achados, seguidas de discussão e avaliação.

Avaliação

A avaliação da atividade consiste em dois componentes principais: a participação ativa dos alunos durante a exploração e a qualidade das apresentações finais. Durante a exploração, serão observados o engajamento, a colaboração em grupo e a criatividade na identificação das fontes de energia. Nas apresentações, serão avaliados a clareza na classificação das fontes de energia, a argumentação sobre suas implicações no cotidiano escolar, e a efetividade das propostas de soluções para melhorar a eficiência energética. Exemplos de avaliação incluem notas individuais para participação e trabalho em grupo, e uma rubrica específica para as apresentações, contemplando critérios como clareza, conteúdo e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são orientados para garantir uma exploração eficiente e integrada do ambiente escolar. Empregar-se-ão materiais que facilitem o registro e a análise dos dados coletados, além de tecnologias que apoiem a elaboração e a apresentação dos achados dos alunos.

  • Guias de identificação de fontes de energia.
  • Papéis para anotação e coleta de dados.
  • Equipamentos audiovisuais para apresentação das descobertas.
  • Tecnologia educacional para suporte a apresentações e debates.

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