Caça ao Tesouro Energético

Desenvolvida por: Thyara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Fontes e Tipos de Energia

Na atividade Caça ao Tesouro Energético, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem investigadores em suas próprias casas. O objetivo é explorar e analisar as diferentes fontes de energia, classificando-as em renováveis e não renováveis. Além disso, os alunos deverão identificar os tipos de energia utilizados por diversos eletrodomésticos e equipamentos em suas residências. Através de fotos e vídeos, a turma documentará suas descobertas, que serão compartilhadas e discutidas em sala de aula, culminando na criação de um mural colaborativo sobre o tema. Com essa atividade prática, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre o consumo e a importância da energia em nosso cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão clara sobre as diferentes fontes de energia presentes em nosso cotidiano e a forma como estas são utilizadas no ambiente doméstico. Ao fomentar um olhar crítico sobre o consumo energético, espera-se que os alunos se conscientizem acerca da eficiência e do impacto ambiental de suas escolhas diárias.

  • Desenvolver habilidades de identificação e classificação das fontes de energia.
  • Compreender a transformação de energia em diferentes eletrodomésticos.
  • Promover a consciência ambiental e de consumo sustentável.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI03: Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
  • EF08CI04: Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está voltado para a exploração prática e contextualizada das fontes e usos da energia. Os alunos irão investigar o consumo energético em suas casas, conectando os conceitos teóricos de transformação de energia aos exemplos práticos através dos equipamentos domésticos.

  • Identificação de fontes de energia renováveis e não renováveis.
  • Análise dos tipos de energia e sua transformação.
  • Avaliação do consumo de energia em eletrodomésticos.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia o aprendizado ativo e participativo dos alunos, combinando atividades práticas de investigação e análise crítica com a apresentação de resultados em grupo. Assim, os alunos se tornam protagonistas de seu aprendizado, enquanto o professor atua como mediador e facilitador do processo.

  • Exploração prática do ambiente domiciliar.
  • Registro audiovisual das descobertas.
  • Discussão em grupo e elaboração de mural colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de uma aula de 60 minutos. Iniciaremos com uma introdução teórica em sala de aula, seguida da exploração prática que os alunos realizarão em casa. Ao retornar à sala de aula, os alunos apresentarão suas descobertas e contribuirão para a construção do mural.

  • Aula de 60 minutos: Introdução teórica, exploração prática domiciliar e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa durante a atividade, a qualidade dos registros audiovisuais e a contribuição para a discussão em sala. Serão observados critérios como a correta classificação das fontes e tipos de energia, a criatividade e clareza nos registros, além de seu engajamento e colaboração na construção do mural colaborativo. Exemplo de critério: um aluno que identifica corretamente várias fontes de energia e participa ativamente das discussões pode obter uma nota máxima. Já um aluno que não realiza os registros ou participa pouco das discussões terá uma nota inferior.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização bem-sucedida da atividade incluem ferramentas tecnológicas que possibilitem registro e apresentação, além de materiais para a elaboração do mural colaborativo. Assim, os alunos são incentivados a utilizar tecnologias do dia a dia como instrumentos facilitadores do aprendizado.

  • Celulares ou tablets com câmera.
  • Materiais para mural (papel, canetas, cola).
  • Computador e projetor para apresentação.

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