Caça ao Tesouro Evolutivo

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Evolução e diversidade de seres vivos

A atividade 'Caça ao Tesouro Evolutivo' é uma jornada imersiva projetada para levar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a uma exploração aprofundada dos mecanismos reprodutivos e adaptativos de diferentes seres vivos. Ao transformar a sala de aula e a escola em uma grande linha do tempo evolutiva, os estudantes serão incentivados a buscar, analisar e discutir informações de forma colaborativa, utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos começarão o trabalho em casa, pesquisando sobre mecanismos reprodutivos e adaptativos específicos. Em seguida, na escola, eles usaráo essas informações para localizar cartões escondidos contendo curiosidades sobre esses processos. Cada cartão trazido de volta para a sala ajudará a montar uma linha do tempo evolutiva na lousa, promovendo um debate rico sobre a importância desses mecanismos para a sobrevivência das espécies.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão dos mecanismos reprodutivos e adaptativos dos seres vivos, destacando a importância da evolução na sobrevivência das espécies. Por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa, busca-se desenvolver habilidades críticas de pesquisa, análise e síntese de informações. Este projeto visa também promover a capacidade de trabalho em equipe, comunicação efetiva e aplicação prática do conhecimento em contextos científicos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento científico e compreensão da biodiversidade.

  • Compreender os mecanismos reprodutivos e adaptativos dos seres vivos.
  • Analisar a importância dos processos evolutivos na sobrevivência das espécies.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Aplicar o conhecimento em contextos científicos para desenvolver o pensamento científico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI07: Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma gama diversificada de mecanismos reprodutivos e adaptativos de seres vivos, contemplando a complexidade e a beleza da evolução biológica. Destacaremos ciclos de vida, adaptações morfológicas e comportamentais, estratégias de sobrevivência e reprodução, além da relevância de tais processos no contexto da biodiversidade e evolução das espécies. Este enfoque multidisciplinar não apenas alinha com os objetivos de aprendizado da área de ciências, mas também incorpora elementos de outras disciplinas para enriquecer a experiência educativa.

  • Mecanismos reprodutivos em plantas e animais
  • Adaptações morfológicas e comportamentais dos seres vivos
  • Estratégias de sobrevivência e reprodução
  • Importância da evolução na biodiversidade

Metodologia

Adotando uma abordagem de Sala de Aula Invertida combinada com Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade conduz os alunos através de uma experiência educativa interativa e envolvente. Em casa, os alunos iniciarão a pesquisa sobre o tema proposto, fomentando a autonomia e preparação inicial. Na sala de aula, a descoberta de cartões escondidos transformará o aprendizado em uma aventura empolgante, promovendo a colaboração, discussão e reflexão crítica. Este método ativo não só motiva a participação de todos como também reforça a compreensão do conteúdo de forma significativa.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em equipe para a busca dos cartões
  • Discussão em grupo para a montagem da linha do tempo evolutiva
  • Debate sobre a função dos mecanismos adaptativos e reprodutivos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira etapa, os alunos dedicarão o tempo para a busca e coleta dos cartões escondidos pela escola, guiados pelas pistas obtidas em sua pesquisa prévia. Na sequência, o processo de montagem e discussão da linha do tempo evolutiva será realizado, permitindo o debate e a reflexão sobre os conteúdos estudados.

  • Aula 1: Busca e coleta dos cartões escondidos pelos alunos.
  • Aula 2: Montagem da linha do tempo evolutiva e debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos na busca dos cartões, na montagem da linha do tempo evolutiva e na qualidade das discussões geradas em grupo. Serão valorizadas a compreensão demonstrada sobre os mecanismos reprodutivos e adaptativos, bem como a habilidade de relacionar esses conceitos com a sobrevivência das espécies. Feedbacks individuais e coletivos serão dados, incentivando a reflexão sobre os processos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências previstas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cartões impressos com informações e curiosidades sobre os mecanismos reprodutivos e adaptativos, acessos à biblioteca e à internet para a pesquisa inicial em casa, além de espaço adequado na escola para a esconderijos dos cartões. Utilizaremos também a lousa para a montagem da linha do tempo, juntamente com marcadores. A aplicação de tecnologia através de plataformas digitais poderá ser integrada para facilitar a pesquisa em casa e a comunicação entre os membros do grupo.

  • Cartões impressos com curiosidades
  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa
  • Espaço na escola para esconderijos
  • Lousa e marcadores para linha do tempo
  • Plataformas digitais para comunicação e pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo