Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de câmera obscura e como este dispositivo pode ser usado para simular e observar as fases da Lua. Usando materiais simples como caixas de papelão e papel alumínio, as equipes de alunos construirão um modelo que demonstra como a luz do Sol ilumina a Lua de diferentes maneiras dependendo das posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. Através dessa prática, será possível observar o comportamento da luz e a formação das fases lunares, promovendo um entendimento mais visual e concreto desses fenômenos astronômicos. Além da construção do modelo, a atividade inclui a discussão das observações feitas e a elaboração de um modelo conceitual explicativo em grupo, estimulando a aprendizagem ativa, colaborativa, e a construção de conhecimentos científicos embasados na observação e na experimentação.
O objetivo de aprendizagem principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e visual das fases da Lua, facilitando a absorção do conhecimento através de exploração prática e observação direta. A atividade favorece o desenvolvimento de habilidades de construção de modelos, que são essenciais para o entendimento de fenômenos astronômicos e científicos mais amplos, promovendo também a capacidade dos alunos de colaborar e comunicar suas descobertas.
Este conteúdo programático visa a exploração dos conceitos de luz, sombra e reflexão, enquanto relaciona estas ideias com fenômenos astronômicos concretos, como as fases da Lua. Ao aplicar a criação de um modelo de câmera obscura, os alunos terão a oportunidade
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