Câmera Obscura e as Fases da Lua

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Fases da Lua e a Câmera Obscura

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de câmera obscura e como este dispositivo pode ser usado para simular e observar as fases da Lua. Usando materiais simples como caixas de papelão e papel alumínio, as equipes de alunos construirão um modelo que demonstra como a luz do Sol ilumina a Lua de diferentes maneiras dependendo das posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. Através dessa prática, será possível observar o comportamento da luz e a formação das fases lunares, promovendo um entendimento mais visual e concreto desses fenômenos astronômicos. Além da construção do modelo, a atividade inclui a discussão das observações feitas e a elaboração de um modelo conceitual explicativo em grupo, estimulando a aprendizagem ativa, colaborativa, e a construção de conhecimentos científicos embasados na observação e na experimentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e visual das fases da Lua, facilitando a absorção do conhecimento através de exploração prática e observação direta. A atividade favorece o desenvolvimento de habilidades de construção de modelos, que são essenciais para o entendimento de fenômenos astronômicos e científicos mais amplos, promovendo também a capacidade dos alunos de colaborar e comunicar suas descobertas.

  • Compreender as fases da Lua através da construção de modelos físicos.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise em ciências.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e ativa em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI12: Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Conteúdo Programático

Este conteúdo programático visa a exploração dos conceitos de luz, sombra e reflexão, enquanto relaciona estas ideias com fenômenos astronômicos concretos, como as fases da Lua. Ao aplicar a criação de um modelo de câmera obscura, os alunos terão a oportunidade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo